Solenidade de 1999

por bruno — publicado 10/03/2015 14h25, última modificação 07/05/2015 11h09
Homenageados da Solenidade de 1999
Alise Hoffmann Leiser

Filha de Carlos José Hoffmann e Catharina Hoffman, nasceu em Castro, na Colônia Terra Nova, em 6 de novembro de 1938. Estudou desde as primeiras séries no Colégio São José, em Castro, até tornar-se professora. Depois de formada, foi trabalhar na Escola Rural de Terra Nova, onde exerceu seu magistério até se aposentar. Durante todo o tempo que lecionou na sua comunidade, foi uma pessoa prestativa, exercendo, inclusive, na escola que ensinava, funções de zeladora e merendeira e sempre ajudando a todos que a procuravam. É casada com o alemão Ewald Alois Leiser e residia antigamente durante seis meses na Alemanha e outros seis aqui, na cidade de Hockenhein. Por mais de 20 anos, Alise prestou serviço de assistência à entidades carentes, com a distribuição de roupas e alimentos. O trabalho começou na Alemanha, com a Associação Terra Nova, recolhendo roupas para serem enviadas ao Brasil. Após a reciclagem, o material é enviado ao Brasil, vindo a beneficiar muita gente. A APAE de Castro é uma das entidades que muito se beneficiou com as doações vindas da Alemanha. Igual trabalho era feito na zona rural do município. Tanto na Alemanha quanto no Brasil, Alise congregava um grupo de pessoas que auxiliavam neste trabalho. A quantidade movimentada era tão grande que ela construiu um barracão para armazenagem e seleção. Em 1999, Alise mandava para cá mais de 5 mil toneladas de roupas. cada ano era destinado para uma casa. Em 1998, o apadrinhado foi um deficiente físico do interior que veio estudar em Castro, com alojamento e comida.

Dácio Leonel de Quadros

Filho de Dácio e Julieta José de Quadros e neto de Eduardo e Marfisa José de Quadros e Antonio e Albina Aires. Cursou o 1º e 2º graus nos Colégios São José e Diocesano Santa Cruz. Iniciou em Castro suas atividades como advogado. Dácio teve sua maior atuação no campo político e do esporte. Foi eleito vereador em Londrina e mais tarde deputado estadual pela mesma cidade e também pelo povo castrense. Nessa ocasião, Castro teve grande representatividade na Assembléia Legislativa e recebeu vários benefícios. Foi presidente e diretor de vários órgãos do Governo Estadual, entre eles, Chefe da Casa Civil, Radiopar, entre outros. Durante o seu mandato foram reformados o Grupo Escolar Vicente Machado, o hospital Bom Jesus e o Educandário Manoel Ribas. O Colégio Agrícola foi reformado e ampliado. Foram construídas salas na APAE e no Colégio Estadual Major Vespasiano Carneiro de Mello. O Guararema recebeu uma nova escola. Foram construídas escolas de alvenaria na Serra do Apon, no distrito do Socavão e na Terra Nova. Socavão e Abapan receberam o sonhado telefone. Castro teve seu primeiro acesso asfaltado e sua rede de água e esgoto. A pavimentação asfáltica chegou na Castrolanda. Foi construído o prédio na Vila Rio Branco, onde está funcionando a Escola Amanda Carneiro de Mello. Foi ampliada a rede de enérgia elétrica da cidade e também no Socavão e Abapan. Através de projetos de lei, foram declarados de utilidade pública em Castro o Lar Mariliana Barbosa (lei 6855), Centreo Espírita Jesus Perante a Cristandade (lei 6854), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Castro (lei 7149), Escola Educacional Familiar Rural (lei 7233). Como deportista e amante do esporte amador, além de radialista e locutor, sempre trabalhou para divulgar e fortalecer o esporte de Castro.

Domingos Henrique Bongstabs

Domingos Bongstabs nasceu em Castro em 4 de outubro de 1940. Arquiteto, suas obras projetaram o nome de Castro sempre a frente no cenário nacional. No município, realizou as seguintes obras: Câmara Municipal, hotel Buganville, casas de Pier Langendick, José Bertolini, Cláudio Kugler e Jose Carlos Avi Rodrigues e loja A Itamaraty. Em Curitiba, é responsável pela Ópera de Arame, várias praças, de obras com a equipe de Jaime Lerner e a casa do ex-governador. Outras obras: sede da Polícia Federal em Brasília e Centro de Convenções Brasil/Argentina e Uruguai.