Solenidade de 2003

por bruno — publicado 10/03/2015 13h25, última modificação 07/05/2015 11h09
Homenageados da Solenidade de 2003
Vera Haj Mussi Augusto

A castrense Vera Haj Mussi Augusto era a Secretária de Cultura do Estado do Paraná, quando recebeu a homenagem da Câmara Municipal. Ela é formada em Geografia e História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-graduada em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Foi uma das fundadoras do Departamento Feminino do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Sempre voltada aos assuntos da mulher, presidiu vários conselhos municipais e estaduais. Na Secretaria de Cultura da cidade de Curitiba, atuou na direção geral sendo responsável pelo Programa Paraná da Gente. Em pouco tempo exercendo o cargo de Secretária de Cultura do Estado,  obteve conquistas expressivas. A primeira ação foi a formação de uma espécie de consórcio cultural entre os quatros estados do cone sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul), atuando em duas vertentes: livre circulação da produção cultural entre os artistas dos quatros Estados, intitulado Comissão Cultural do Cone Sul. E a segunda vertente foi a intenção de gerar intercambio entre artistas brasileiros com países do Mercosul. Na comemoração dos 150 anos de emancipação política do Paraná, lançou o Projeto Terra, Cultura e Poder, realizando sete simpósios em parceria com Universidades do Estado. Seu maior intuito na secretaria foi a valorização da identidade paranaense, pela inserção cultural dos excluídos e pela intensificação do intercambio cultural com o Mercosul.

Margarete Tiemi Doi Takeda

Margaretea, Tiemi Doi Takeda é formada em Desenho Industrial, pela Universidade Mackenzie em São Paulo. Fez especialização em design de embalagem no Japão, onde estagiou na segunda maior agência de propaganda do país - Hakuhodo, e no estúdio de Makoto Saito, um dos melhores designers. No Brasil, trabalhou como diretora de arte na DPZ Propaganduma das maiores agências brasileiras, e na DM9DDB, com Nizan Guanaes, o publicitário que elegeu o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Em 1996, abriu sua própria agência publicitária focada em design gráfico – a A10 design. Já realizou embalagens para conhecidos clientes e produtos, como biscoitos Parmalat, Bauducco, Skol, Kaiser, Yakult, Boticário e marcas, como do Hospital Albert Einstein, e de outras empresas. Para o município de Castro, especialmente, criou a marca comemorativa aos 300 anos da cidade. Conhecida no mercado publicitário, Margarete já foi júri de vários festivais e em 2003 presidiu o jurado do mais importante Festival de Design do meio, o London Festival. Premiada em festivais internacionais, já esteve responsável pela coordenação do curso de design gráfico da Miami AD School/ESPM, uma franquia americana com mais uma dezena de escolas no mundo.

Maurício Doff Sotta

É formado Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Pós-graduado, recebendo Grau de Mestre pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atuou didaticamente e em atividades científicas na UEPG, participando de vários seminários, cursos e outros. Iniciou seu trabalho no Banco do Brasil em Castro, em 1977, e desde então obteve grande êxito profissional. Atualmente trabalha na consultoria jurídica do Banco em Brasília, assessorando diretamente o consultor Jurídico do Banco nacionalmente.