Solenidade de 2008

por bruno — publicado 09/03/2015 13h01, última modificação 07/05/2015 11h09
Homenageados da Solenidade de 2008

Fernando Soares Mitri

Fernando Soares Mitri nasceu em 12 de junho de 1945, em Castro. Filho de Nagib Nakle Mitri, um dos fundadores do Centro Castrense em Curitiba, e de Rosemary Soares Mitri, estudou no Grupo Escolar Vicente Machado e Colégio Santa Cruz. Em 1967, formou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É graduado pela International Management School IBM World Trade Corp - La Hulpe, Bruxelas, Bélgica, em 1979, e pela J.L. Kellogg Graduate School of Management Northwestern University, Chicago, Estados Unidos, em 1989. Atualmente é sócio diretor da MECA Consultores Associados, empresa de consultoria focada na prestação de serviços de Modelagem Organizacional, Governança Corporativa e Executive Coaching. De 2001 a 2002 foi Presidente da CertiSign – Certificadora Digital S/A. De 1968 a 2001, desenvolveu larga carreira na IBM Brasil e IBM World Trade Corporation, culminando com sua indicação para presidente e gerente geral da IBM Brasil no período de 1997 a 2001. De 1996 a 1997, foi Gerente Geral da IBM World Trade na Divisão Latino Americana para os Setores Público, Transporte e Saúde. É membro dos Conselhos de Administração das Empresas Gulin, Positivo Informática S/A e da Datasul S.A, e do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Além disso, é coordenador do IBGC Capítulo Paraná.

Rosângela de Fátima Sviercoski

Rosângela de Fátima Sviercoski nasceu no dia 3 de janeiro de 1970, no distrito de Abapan, em Castro. Seus pais São Jerônimo e Edina Woellner. Estudou nas escolas Presidente Castelo Branco, São José e Major Vespasiano Carneiro de Mello. Concluiu o curso de licenciatura em Matemática na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em 1991. Começou sua carreira profissional lecionando em diversas escolas de Castro, no período de 1988 a 1991. Além de Matemática, ela ensinava Ciências e Desenho Geométrico. Realizou Mestrado em Matemática pela Universidade de Brasília. Fez parte do Departamento de Matemática da Universidade Católica de Brasília e foi professora adjunta na Universidade Federal de Goiás. Nessa instituição de ensino, também foi pesquisadora do CNPq de 1996 a 1998. Em 1999, publicou o livro “Matemática Aplicada às Ciências Agrárias: Análise de Dados e Modelos”, pela Universidade de Viçosa, Minas Gerais. Já publicou vários artigos em revistas internacionais. Desde 1998, reside nos Estados Unidos. Em agosto de 2000, ingressou no Doutorado em Matemática Aplicada na Universidade do Arizona, em Tucson. Em março de 2005, ela já era PHD. Fez três estágios no exterior: no Departamento de Matemática Aplicada no Laboratório de Los Alamos, em 2002; no Departamento de Geo-Estatística, em 2003, e no Departamento de Ciência de Computação, em 2004, ambos no Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica. Também foi pesquisadora no Departamento de Solos, Água e Ciências Ambientais e professora assistente do Departamento de Matemática da Universidade do Arizona. Desde setembro de 2005, está trabalhando como pesquisadora em Los Alamos, localizado no Novo México, nos Estados Unidos. Nesse laboratório, desenvolve pesquisa relacionada à previsão do comportamento de fluídos nos meios porosos, tais como água, petróleo e lixo radiativo. No seu currículo, ainda constam palestras e conferências nos Estados Unidos e também no Brasil. É filiada em cinco sociedades profissionais, algumas desde 2001. A pesquisadora desempenha trabalhos voluntários. Ela ministra palestras no projeto “Criando uma cultura de estímulo científico” e no workshop “Expandindo os horizontes”, nos EUA.

Maria Aparecida Sídor Coraiola

Maria Aparecida Sídor Coraiola nasceu em 11 de junho de 1945, em Castro. É filha de Miguel Sídor e Lenir Lopes Sídor e casada com Ricardo Coraiola, com quem teve dois filhos: André Miguel e Maria Paula. Estudou no Colégio São José, onde se dedicou ao aprendizado do francês e do latim e desenvolveu os dons da pintura e da música. Formou-se professora primária pela Escola Normal Colegial de São José. Também tem formação no curso de História Natural, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Fez várias pós-graduações, como em Microbiologia Aplicada, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR); em disciplinas Pedagógicas e especialização em Ecoturismo, Turma III, pela Facinter – Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX), em Curitiba. É Mestre em Educação, na área de concentração Pedagogia Universitária, pela PUC-PR. Foi professora em diversas instituições de ensino. Em Harmonia, foi docente da disciplina de Ciências Físicas e Biológicas e Biologia, no Colégio Estadual Manoel Ribas. Na Fateb, foi coordenadora do projeto do curso de Turismo e professora do curso técnico em Enfermagem. Lecionou no Terceirão e no cursinho do Colégio Positivo de Telêmaco Borba. No seu currículo, constam inúmeras conferências proferidas e participações em cursos. Trabalhou no Horto Florestal, e atualmente, ocupa o cargo de Chefe de Divisão Cultural da Casa da Cultura de Telêmaco Borba. É membro efetivo dos Conselhos Municipais do Idoso e de Turismo, sendo uma das representantes do município nas reuniões mensais da AMCG Cultural. Além disso, desenvolve trabalhos do Lions Clube, sendo a única mulher presidente, criando o Clube das Domadoras, em 1997. Recebeu o título de Cidadã Honorária do Município de Telêmaco Borba, Comenda da “Rota dos Tropeiros” e homenagem do “Mulher Paraná 2006”.