Solenidade de 2010

por bruno — publicado 09/03/2015 12h55, última modificação 07/05/2015 11h09
Homenageados da Solenidade de 2010
Rosilete dos Santos

Rosilete dos Santos nasceu no dia 28 de junho de 1975, em Castro, e cresceu na localidade de Barrinha, na região do distrito do Socavão. É filha de Izaltino Zacarias dos Santos e Alzira Lisboa dos Santos. Antes de dedicar-se ao esporte foi empregada doméstica e também trabalhou com a família na roça, até os 18 anos. O interesse pelo boxe surgiu quando assistiu a uma luta de Macaris do Livramento, em sua cidade natal. Começou a trabalhar com ele, treinando durante parte do dia e ajudando na montagem dos ringues. Hoje Rosilete e Macaris são casados e ele é o treinador da pugilista. O casal tem uma filha, Nicoly, nascida em 26 de fevereiro de 2007, em Curitiba. A estreia dela nos ringues foi em maio de 2001, tornando-se a primeira paranaense a competir no boxe. Foram 16 lutas como amadora e 14 vitórias. Em 2003, se profissionalizou e fez até hoje 26 lutas (21 vitórias e cinco derrotas). É a 15ª colocada no ranking mundial do site Boxrec e ocupa a primeira posição no ranking brasileiro. A lutadora de 35 anos está na sétima posição no ranking Associação Mundial de Boxe (AMB), na categoria Peso-Galo. A paranaense é a única brasileira no top 10 da AMB, a principal categoria do boxe mundial. A castrense é dona do cinturão mundial de Boxe Feminino pela Comissão Mundial de Boxe (CMB) – na categoria Galo (até 53,5 kg). Na bagagem, diversas lutas internacionais. A última delas foi em Formosa, na Argentina, no dia 20 de agosto, contra a argentina Marcela "La Tigresa" Acuña. Mesmo sem vitória, Rosilete levou a luta até o décimo round.

Renato Cesar Bini

Renato Cesar Bini nasceu em 6 de março de 1957, em Castro. Filho de Arvelino Bini e Aladi Schendroski, é formado em música, escritor, conferencista internacional, poeta e violonista clássico, tendo, inclusive, mostrado seu trabalho no Manhattan School of Music, em Nova York. Como palestrante, já atuou em diversos estados brasileiros, no Uruguai, Argentina e Itália. Há vários anos vem desenvolvendo trabalhos na área da Psicologia Aplicada e do Desenvolvimento Pessoal, Empresarial e Educacional. É um dos maiores especialistas em Aprendizado Acelerado, técnica que acelera a aprendizagem através de músicas específicas. O castrense é um dos precursores da Programação Neurolinguística (PNL) no país. O Livro “Rompendo Limites” foi um dos primeiros livros publicados no Brasil sobre Neurolinguística e Desenvolvimento Pessoal. Participou do sétimo Congresso Internacional de Programação Neurolinguistica, em 1999, em Bologna, Itália. Treinado em PNL por Anthony Robbins, já contatou com Richard Bandler (co-criador da programação), Robert Dilts e Tad James. É o pioneiro no Paraná e, praticamente, em toda região sul, a criar e a desenvolver um centro de PNL, “Renato Cesar Bini Success Systems”. Bini atuou em treinamentos em várias empresas e instituições de ensino, como Volvo, Amil, Universidades do Vale do Itajaí, do Contestado, Tuiuti, e Uniandrade, Petrobrás, Associação Comercial do Paraná, Coca-Cola, entre outros. É sócio-fundador do Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional para Executivos (CEDEPPE), com sede em São Paulo (SP), uma das maiores empresas do Brasil na área de consultorias, treinamentos e especialista na busca de novos talentos. Possui diversas premiações nacionais pelo destaques dos seus livros e atividades profissionais. Recebeu o prêmio "Divulgação e Cultura" pela Câmara Municipal de Curitiba, como melhor destaque do ano e pelo livro "Como ser um grande Líder-Político", e Medalha de Honra no Estado do Rio Grande do Sul. Nos últimos anos, Bini vem desenvolvendo cursos e conferências por todo o país. Com toda essa bagagem, tornou-se um dos mais solicitados conferencistas brasileiros, atuando também na América Latina e Europa. É autor de 10 livros publicados.

Hildegard Ortrud Litzinger Ghisi

Hildegard Ortrud Litzinger Ghisi nasceu na cidade de Castro em 31 de janeiro de 1947. Filha de Catarina e Bernardo Litzinger, ela é casada com Paulo Mac Donald Ghisi, prefeito de Foz do Iguaçu, e tem duas filhas, Cecília e Marina.Dona Tuti, como é conhecida, iniciou seus estudos no Colégio São José, em Castro. Cursou Pedagogia na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e realizou pós-graduação em Planejamento Educacional, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), e em Gestão Ambiental, na Unioeste – UFSC. Além disso, fez cursos para professora de língua alemã e de didática de ensino superior. Foi professora em várias instituições de ensino. Lecionou alemão no Instituto Cultural Brasileiro Germânico (Curitiba) e na Escola Normal Colegial Estadual João Macedo Filho. Na UFPR, foi auxiliar de ensino voluntário no curso de pedagogia e na faculdade de Educação. Trabalhou como professora assistente na disciplina Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia do Centro de Estudos Superiores Positivo e como docente do curso de especialização em Metodologia de Ensino Superior na mesma instituição. Na Fundação Educacional do Paraná (Fundepar), foi técnica de Educação no Departamento de Pesquisa e Planejamento e coordenadora do projeto Censo Escolar. Exerceu o cargo de diretora executiva da Fundação Educacional de Foz do Iguaçu e da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da cidade. Foi diretora ainda da empresa Construtora Taquaruçu. A primeira-dama de Foz de Iguaçu tem diversos trabalhos publicados na área da educação. Participou da elaboração e execução do diagnóstico do ensino por correspondência no Brasil, junto ao Centro Nacional de Recursos Humanos do Ministério de Planejamento, no Rio de Janeiro, coordenou a elaboração, execução e processamento do levantamento dos prédios escolares no Paraná, pela Fundepar, e elaborou tese de mestrado em Educação sobre Ideologia Educacional na Sociedade de Classe – Anísio Teixeira – um estudo de caso. Além disso, foi membro do Conselho Estadual de Cultura na gestão 1996 a 1998 e participou de diversas bancas de avaliação de monografias de graduação e especialização e palestras proferidas em instituições de ensino. Desde 2005, com a posse do marido como prefeito, colaborou no redirecionamento das atividades do Provopar, na implantação de um programa anual, já premiado, de Combate ao Câncer de Mama, na criação da Olimpíada do Saber, do Esporte e das Artes com os alunos das escolas de 1ª a 4ª séries do município, e em estratégias de reforço de estudos com as classes de 4ª série, elevando o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 4,2 a 6,2 na ultima Prova Brasil.