Ano de 1986

por bruno — publicado 17/03/2015 17h08, última modificação 07/05/2015 11h09
Homenageado do ano de 1986
Arlindo Correa

Arlindo Correa nasceu em Castro no dia 24 de maio de 1915 e é filho de Joaquim Correa e Francelina Correa. Em 1938, casou-se com a jovem Leonor e tiveram quatro filhos: Madalena, José Amilton, Marlene e Marisa. Em sua vida teve vários empregos: vendedor de leite, ajudante de comércio, de serrador, carregador de toras, vagoneiro, açougueiro, valeteiro, quebrador de pedras, servente, serrador, tratador de água, inspetor de alunos, funcionário público, entre outras atividades. Como garçom, trabalhou por 30 anos. Correa foi durante muitos anos o Rei Gaspar na Festa dos Três Reis Magos e dedicou quase toda sua vida mantendo viva esta tradição. Começou em 1934, como cantor, mas na falta de um Rei, ele ocupou o lugar. Em 1943, assumiu a direção, introduzindo mais músicas, novo uniforme para os cantores e para os Reis que estavam com trajes muito simples. Recebeu diversas homenagens: em 05 de dezembro de 1963 recebeu voto de Louvor da Câmara Municipal de Castro, pelo Jubileu de Ouro, como Rei Gaspar, na festa dos Reis Magos; em 16 de março de 1987, voto de Congratulações da Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, pelo Grupo de Reisado da Cidade de Castro; em 8 de maio de 1986, Título de Cidadão Benemérito de Castro, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Município; em 16 de janeiro de 1987, diploma de Consagração Pública do Interact Club de Castro, Comissão e Recreação e Esporte do Município e Grêmio Recreativo Júpiter; em 7 de abril de 1990, título de hora ao mérito, conferido pela Diretoria da Sociedade Educacional 1890, pela sua participação na sociedade; em 29 de novembro de 1990, diploma de Comenda Presidente Xavier da Silva, do Centro Castrenses de Curitiba; em 03 de março de 1992, a Prefeitura Municipal de Castro entregou para ele o certificado de Participação no Carnaval de rua 92, como Presidente de Honra e em 03 de abril de 1992 – novamente recebeu o título de honra ao mérito, conferido pela Diretoria da Sociedade Educacional 1890, em reconhecimento aos préstimos dedicados à sociedade.