Ano de 2011

por bruno — publicado 18/03/2015 13h41, última modificação 07/05/2015 11h09
Homenageado no ano de 2011
Irineu Alves

Irineu Graciano Alves é natural de Castro e nasceu em 5 de agosto de 1949, filho de José Antonio Alves e Maria Madalena Alves. Casou-se com Maria Estela Alves e com ela tem dois filhos: Leonardo e Vanessa. Desde cedo trabalhou e em 1964 já ajudava o pai no transporte de boiadas do interior do município de Castro. Assumiu a função de office-boy da Cooperativa Central do Paraná em 1967. Transferiu-se para Ponta Grossa em 1972 e lá permaneceu durante oito anos como funcionário do Serviço Social do Comércio SESC, auxiliando como auxiliar no setor desportivo e na direção da unidade como assistente administrativo. Durante este período frequentou até o terceiro ano do curso de licenciatura em Administração na UEPG. Em 1980 Irineu voltou a Castro para atuar como designer gráfico na Kugler Artes de Gráficas. Em 31 anos produziu e ilustrou milhares de peças publicitárias em cartazes, revistas, livros, folders, cartões, etc. Ilustrou também a cartilha da "Turma do Camaradinha" que conta a história e como funciona a Câmara Municipal de Castro. Quando o assunto é arte, Irineu já realizou e participou de exposições em Castro, Curitiba, Ponta Grossa, Carambeí, Balneário Camboriú, São Joaquim e São Paulo. Produziu mais de mil obras e muitas foram enviadas ao exterior para a Argentina, Holanda, Alemanha e EUA. É sócio-fundador da Associação dos Artistas Plásticos de Castro "Yapoarte". Além disso, promove a formação básica em desenho e pintura de centenas de alunos em Castro e Castrolanda, sendo muitos carentes e bolsistas.