Ano de 1990

por bruno — publicado 13/03/2015 14h50, última modificação 01/06/2021 15h27
Homenageados do ano de 1990
Maria Tereza de Paula Xavier

Irmã Maria Tereza (Eudóxia de Paula Xavier) nasceu em 14 de setembro de 1917 em Ponta Grossa. Filha legítima de Raul de Paula Xavier e de Leonízia Bahls de Paula Xavier, tendo os irmãos Izolina Alice e Joaquim. Batizou-se, crismou-se e fez primeira comunhão na Catedral de Ponta Grossa. Fes seus estudos primários 1º e 2º grau no Colégio Regente Feijó e Instituto de Educação e ao mesmo tempo cursos de Catequetica e Teologia Dogmátca e Moral e Canto Orfeonico no Colégio São Luiz e Sant´Anna com os padres do Verbo Divino e Irmãs do Espírito Santo. Concluiu seu curso de professora em 1936 e 1937. Prestou vestibular na Escola de Farmácia e Odontologia de Ponta Grossa. Em 1939, ingressou no noviciado das Irmãs de São José, contiuando seus estudos religiosos. Aos 2 de julho de 1940 fez sua profissão religiosa. Cursou o Superior em Ciências Naturais e Matemática aos mesmo tempo que lecionava, bem como seus estudos de Catequética e Teologia. Lecionou na Escola de Aplicação em Ponta Grossa de 1937 a 1939 e catequese na Catedral e nessa mesma instituição; no Colégio Cajuru por meio ano de 1939 e metade de 1940; na Escola Paroquial e Catequese na Paróquia 1ª Eucaristia; em 1942, veioa para Castro, onde assumiu a direção titular do Colégio São José; em 1943, assumiu a Catequese Paroquial; em 1946, foi diretora da Escola de Professores e passou a lecionar didática, matemática e biologia; lecionou também Biologia e Religião no curso de Comércio Nossa Senhora de Fátima; em 1954, foi transferida para o Colégio São José da Lapa, onde assumiu a direção e lecionou francês, português e matemática; em 1964, voltou para o Colégio de Castro para ensinar ciências, matemática e religião.  De 1979 a 1982, foi superiora da casa, assumindo mais um triênio, mas pediu para não continuar por motivo de doença na família. Assumiu a coordenação na catequese na Paróquia e no município até 1984, quando por circunstância familiares teve que ficar com sua mãe. A pedido da família, não deixou sua missão religiosa, comparecendo bimensalmente em sua comunidade. Em 1989, voltou para o município. Dois terços da população castrense esteve nos bancos escolares com a Irmã Maria Tereza. No interior de Castro, acompanhava aos domingos o Padre Nicolau Baltazar, que doutrinava catequese nas capelas. Ela ministrou também orientação religiosa às professores do município na Prefeitura, por três mandatos dos prefeitos Rivadávia Menarim, Lauro Lopes e Ronie Cardoso. Dos 50 anos de vida religiosa, 38 ela viveu em Castro.