Ano de 2007

por bruno — publicado 16/03/2015 13h45, última modificação 01/06/2021 15h32
Homenageados de 2007
Irmã Elsa Bezzi

Irmã Elsa Bezzi nasceu em Trento, na Itália. É missionária no Brasil há mais de 20 anos. Chegou em 29 de junho de 1985, na cidade de Renascença, Paraná, sendo a 3ª religiosa desta congregação a chegar ao Brasil. Lá, trabalhou na catequese de crianças e adultos acompanhando o padre da Paróquia em seus trabalhos nas capelas do interior do município como também realizava assistência pastoral aos Sem Terra. Desenvolveu também o projeto Tempo de Criança, reforço escolar para os alunos que necessitavam. Chegou em Castro em 13 de fevereiro de 1990 e teve como sua primeira residência o Cenáculo Cavanis, onde auxiliava na Casa de Retiros. No período de1990 a 1996 deu aulas na Escola de Vila Rosário e também neste período ensinava artesanato (bordado e tricô) na Capela de Vila do Rosário a pedido do padre Lívio Donati. De 1993 a 1996, passou a residir na casa adquirida pela Associação Cavanis; casa esta que atualmente mantém o noviciado das Irmãs Cavanis. Em 1996, inicia a construção da creche das Irmãs Cavanis, inaugurada em 08 de dezembro de 1997 e iniciando suas atividades em 1998 com 45 crianças. Atualmente atende 170 crianças. Atuou no Jardim Ninho Sorriso, auxiliando de modo precioso na formação das crianças por meio de orientação, ensino religioso, etc. Ministrou aulas de ensino religioso na escola municipal Prof. Bernardo Litzinger. Incansável nos trabalhos da Paróquia São Judas Tadeu: catequese (comunidades do interior), Vicentinos, Liturgia, Chama Cavanis, Coroinhas, como também no atendimento às famílias necessitadas.

Roberto Requião de Mello e Silva

Roberto Requião de Mello e Silva nasceu em 5 de março de 1941, em Curitiba, e é filho de Wallace Thadeu de Mello e Silva e Lucy Requião de Mello e Silva. É casado com Maristela Quarenghi de Mello e Silva, com quem tem dois filhos: Maurício Thadeu e Roberta. Requião é formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC). Cursou também Urbanismo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi deputado estadual (1983-1985), prefeito de Curitiba (1986-1989), secretário estadual do Desenvolvimento Urbano (1989-1990), governador do Estado do Paraná (1991-1994), senador da República (1994-2002), e eleito novamente governador a partir de 2002. Como senador, Requião teve a maior votação proporcional da história do Paraná. Em sua trajetória política, sempre demonstrou sua preocupação no desenvolvimento tecnológico do Estado. Em sua campanha em 2002, o candidato se mostrou simpatizante ao uso do software livre e sua adoção virou uma grande bandeira do governo, sendo que nesses últimos quatro anos o Estado economizou aproximadamente 127 milhões de reais em licenças e contratos de softwares. Nas eleições para a gestão 2007/2010, Requião foi reeleito, sendo o primeiro governador do Paraná a conquistar três mandatos por eleição direta.