Ano de 2009

por bruno — publicado 16/03/2015 16h55, última modificação 01/06/2021 15h52
Homenageados do ano de 2009
Gustavo Mandalosso

Gustavo Ângelo Mandalosso nasceu na cidade de Ponta Grossa  em 1 de junho de 1939, filho de Luiza Setti e João Mandalosso. Em 1965 casou-se com Vera Lúcia de Souza Netto e os frutos dessa união são: Silvana, Gustavo e Viviane. Formou-se em Contabilidade pela Escola Técnica do Comércio "Plácido e Silva" de Curitiba. Formado pela primeira turma de Direito da Faculdade Estadual de Direito de Ponta Grossa, e co-fundador da mesma faculdade.Trabalhou por muitos anos na Granja de Uvas de propriedade de sua família em Ponta Grossa, por curto período exerceu a atividade de advogado e desenvolveu atividades na agropecuária de leite. Foi cooperado da Copagrícola de Ponta Grossa, foi Presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa e do Sindicato da Indústria da Extração de Minerais não Metálicos do Estado do Paraná. Em 2009 recebeu do Rotary Clube de Castro Cidade Mãe homenagem por destaque profissional e ativa participação na construção de um mundo melhor. Fundador e sócio-gerente da Itajara Minérios Ltda. no Distrito do Socavão que iniciou suas atividades em 1978, quando contava com ajuda de apenas 2 funcionários. Hoje, possui 40 colaboradores diretos, além dos indiretos. Possui clientes em várias regiões do país, nos Estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Goiás e Bahia. Acredita em especial na educação e sempre que solicitado oferece apoio à Creche Pequeno Reino, à Escola Municipal José Nery Carneiro Napoli e à Escola Estadual Fabiana Pimentel. Atualmente é Membro da Coordenação Regional dos Campos Gerais da FIEP- Federação das Indústrias do Estado do Paraná, membro efetivo do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Ponta Grossa e coordenador do Conselho Econômico da Pastoral da Criança da Diocese de Ponta Grossa. Através dos produtos da mineradora divulga nossa cidade para os mais variados locais e projeta nossa terra da melhor maneira possível.

Rogério Wallbach Tizzot

Rogério Wallbach Tizzot nasceu em 10 de maio de 1955 em Curitiba. Casado com Iara de Souza Tizzot, tem dois filhos: Frederico Tizzot e Thiago Tizzot. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná. Foi diretor dos Departamentos Hidroviário e Hidroaeroferroviário da Secretaria dos Transportes do Paraná (DER/PR) e Coordenador do Programa de Reforma da conservação Rodoviária da América Latina e Caribe, patrocinado pelas Nações Unidas, governo da Alemanha e Internacional Road Federation. Atualmente Secretário de Estado dos transportes, respondendo pelo DER/PR, Vice Presidente da Região Sul da Associação Brasileira dos Departamentos de Estrada de Rodagem – ABDER. A proposta para a concessão deste título de cidadão honorário de Castro baseia-se na sua intervenção para a concretização deste sonho do asfaltamento da estradaque liga Castrolanda ao Cruzo, com investimentos de mais de R$ 11 milhões, perfazendo 12 km de estradas. Este anseio de toda a comunidade, tanto da sede do município, como dos distritos do Socavão e Abapan, e seus bairros, torna-se agora uma realidade. Há mais de 40 anos vemosestas promessas ficarem apenas em promessas. Hoje, portanto, estamos presenciando o fato acontecendo e cujo investimento trará muito benefício para o escoamento das safras da região e conseqüentemente, trará também mais recursos para toda nossa comunidade.

Dionísio Bertolini

Dionísio Bertolini nasceu em 16 de novembro de 1939, em Santo Antônio da Platina. É casado com Helga Marisa de Carvalho Pusch, com quem teve três filhos: Paulo Antonio, Mario Bernardo e Marcos Roberto. Seus pais, Mario Bertolini e Aparecida Bolognesi, eram filhos de imigrantes italianos que tinham fazenda de café no norte do Paraná, em Ubá, na região entre Santo Antônio da Platina e Jacarezinho. A família veio para Castro em novembro de 1955 por recomendação médica, já que Dionísio tinha problemas respiratórios e o clima da cidade era favorável para sua recuperação. Desde os 17 anos já colaborava com orçamento da família. Seu primeiro empreendimento, em 1956, foi uma lavanderia, estruturada nos fundos de sua casa. Em seguida, seu pai comprou a padaria Esmeralda e ele ficou responsável pelo empreendimento. Para aproveitar o tempo que tinha disponível após a entrega do pão e a administração da padaria, resolveu montar uma oficina e revenda da Volkswagen. Após conversar com os diretores da indústria no Brasil, em São Bernardo do Campo, e fazer um acordo com a revendedora de Ponta Grossa, fundou a Castrowagen, que mais tarde foi vendida e transformada na Amusa. Em 1962, Dionísio decidiu plantar batata na chácara que a família havia comprado perto da cidade, em São Tomé. Apesar do sucesso, saiu na hora certa, pois em 1965 veio a grande quebra dos produtores do alimento. Em seguida, abriu uma borracharia com serviço de recapagem de pneus, próximo ao quartel. Em 1968, estimulado pelo especialista em fertilidade de solo e adubos, o alemão Klaus Nixdorf, Dionisio e mais dois sócios, Jamil Fadel e seu pai, fundaram a Calpar. Hoje, a empresa tem capacidade de produção de 1,5 milhões de toneladas por ano, com 100% da indústria em área coberta, tornando-se a maior produtora de calcário agrícola do país. A Calpar faz parte de uma holding sob a direção de Dionísio, que também inclui as empresas Comércio e Agropecuária Brotas, a Granfinale Sistemas Agrícolas, a Agropecuária Vale do Iapó, fazendas de agricultura e pecuária e as Termas Riviera, que empregam aproximadamente 250 funcionários.