Ano de 2015

por claudia — publicado 24/08/2015 14h50, última modificação 01/06/2021 13h11
Homenageados no ano de 2015

Maria Antonieta Gonzaga Teixeira

A professora e artista plástica, Maria Antonieta, nasceu em Jataí- Goiás, e reside em Castro desde 1971. Casada com José Guido Teixeira e mãe de Guido Júnior, Mauro Henrique e Ana Maria. Graduada em Pedagogia e Pós-Graduada em Psicopedagogia, atuou em várias instituições de ensino da cidade, foi orientadora educacional do Colégio Instituto Cristão de 2004 a 2013, e diretora da instituição de 2013 a 2014. Também ministrou aulas de alimentação, nutrição, e puericultura no curso de Licenciatura em Artes Plásticas na Universidade Estadual de Ponta Grossa de 1975 a 1976. Participa do Lions Clube de Castro, da Associação Verdes Anos, e de ações sociais como: Pastoral da Criança, Lar Mariliana Barbosa, Apae e Rede Feminina de Combate ao Câncer. Como artista plástica, associada da Yapó Arte desde o seu início, participou de salões e várias exposições coletivas e individuais em Castro e região. Integrou a produção de alguns livros e é autora do título “Dos Pequizeiros às Araucárias”. Atualmente ministra aula de Educação Social para os seminaristas na casa de formação Nossa Senhora de Sion.

Izidro Constantino Guedes

Nascido na cidade de São Paulo em 10 de março de 1950, Izidro Guedes é castrense de coração. Filho de Izidro Alves Ferreira Guedes e Odilla Constantino Guedes, casou-se com Ana Antônia Guedes e é pai de Alexandre e Fabiana. Sempre atuante, foi eleito vereador pelo PDS para a legislatura de 1982 a 1987, disputou eleições como candidato a prefeito e deputado federal.  Assumiu cargos na Prefeitura Municipal de Castro e colaborou com diversas gestões. Como Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, executou muitos projetos, como a retomada da edição do Guia de Castro. Realizou cursos de datilógrafo, detetive particular, mergulhador profissional com escafandro, explosivos, lixo urbano e aterro sanitário e lado financeiro do Turismo. Muito ligado a comunicação, a primeira revista impressa de Castro é de sua edição, a Revista VUP. Proprietário da Pousada Canyon Guartelá, é sempre lembrado quando se fala em turismo regional. Empresário e Diretor da Construtora I. C Guedes Ltda..