Câmara entrega títulos nesta sexta-feira

por claudia — publicado 25/06/2015 17h12, última modificação 25/06/2015 17h12
Maria Antonieta Gonzaga Teixeira, Izidro Guedes e Renata Macedo de Paula serão homenageados

Amanhã, 26 de junho, às 19 horas, a Câmara Municipal de Castro realizará sessão solene para outorga do Título de Cidadãos Honorários a Maria Antonieta Gonzaga e Izidro Constantino Guedes, e de Cidadã Benemérita a Renata Macedo de Paula.  Os projetos de lei que concedem as honrarias foram aprovados em plenário na sessão de 01 de abril de 2015 e, após sancionados, tornaram-se leis.

A professora e artista plástica, Maria Antonieta, nasceu em Jataí- Goiás, e reside em Castro desde 1971. Graduada em Pedagogia e Pós-Graduada em Psicopedagogia, atuou em várias instituições de ensino da cidade e foi diretora do Colégio Instituto Cristão de setembro de 2013 a fevereiro de 2014. Como artista plástica, associada da Yapó Arte desde o seu início, participou de salões e várias exposições coletivas e individuais em Castro e região. Integrou a produção de alguns livros e é autora do título “Dos Pequizeiros às Araucárias”.

Nascido na cidade de São Paulo, Izidro Guedes é castrense de coração. Sempre atuante, foi eleito vereador pelo PDS para a legislatura de 1982 a 1987, disputou eleições como candidato a prefeito e deputado federal. Assumiu cargos na Prefeitura Municipal de Castro e colaborou com diversas gestões. Como Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, executou muitos projetos, como a retomada da edição do Guia de Castro. Muito ligado a comunicação, a primeira revista impressa de Castro é de sua edição, a Revista VUP. Proprietário da Pousada Canyon Guartelá, é sempre lembrado quando se fala em turismo regional.

Formada em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná com especialização em Política de Atendimento à Criança e ao Adolescente, a castrense Renata Macedo de Paula, dedicou 20 anos de sua carreira à gestão da Prefeitura de Castro. Durante sua gestão como Secretária Municipal da Criança e do Adolescente implantou o primeiro Centro de Educação Infantil. Em 2005 assumiu a Secretaria Municipal de Planejamento e modernizou a administração pública, apostando também na capacitação dos servidores. Atualmente trabalha na unidade da Cargill em Castro, como Coordenadora de Responsabilidade Social.

O Presidente da Casa, Gerson Sutil (PSB), acredita que será uma noite muito especial para o Legislativo castrense. “A nossa expectativa é grande, são personalidades diferenciadas, que contribuíram e continuam colaborando com o desenvolvimento de Castro”, relatou.