Noite solene para a Câmara de Castro

por claudia — publicado 26/06/2015 23h30, última modificação 29/06/2015 12h31
Casa outorga títulos a Maria Antonieta Gonzaga Teixeira, Renata Macedo de Paula e Izidro Guedes

A noite desta sexta-feira, 26 de junho, foi especial para a Câmara Municipal de Castro. A Casa realizou sessão solene de outorga dos títulos de Cidadãos Honorários de Castro a Maria Antonieta Gonzaga Teixeira e a Izidro Constantino Guedes, e de Cidadã Benemérita a Renata Macedo de Paula.

O Presidente do Legislativo castrense, Gerson Sutil (PSB), iniciou a cerimônia e convidou os Prefeitos de Castro e Piraí do Sul, Reinaldo Cardoso e Valentim Milléo, para comporem a mesa, e, na sequência, solicitou que o vereador Joel Elias Fadel (PSDB) apresentasse a introdução das homenagens.

Fadel proferiu uma mensagem em alusão à passagem e aproveitamento do tempo, ao poder de milagre que todos têm dentro de si, e sobre a importância do amor, principalmente o amor ao próximo.

A primeira homenageada da noite foi Maria Antonieta. Joel e a vereadora Aline Sleutjes Roberto (PSDC) ressaltaram sua dedicação à arte e a Pedagogia, sua formação acadêmica. Enquanto o discurso se desencadeava foram aparecendo depoimentos de amigos das instituições com os quais Antonieta desenvolveu projetos: Instituto Cristão, Yapó Arte, Associação Verdes Anos, Apae, Rede Feminina de Combate ao Câncer. Também foi lido aos presentes bilhete que a poetisa escreveu para sua filha em 1990, e que chegou as mãos do Presidente, Gerson Sutil, e foi devolvido a sua autora nesta ocasião.

Ao fazer uso da palavra, a professora e artista plástica contou estar finalizando o trabalho nas escolas, após 44 anos, e agradeceu a Deus por sua vida, saúde e disposição, e pelo que ela tem de melhor: sua família e amigos. Antonieta relatou que todas as homenagens são especiais e que nesta noite sentia-se muito feliz. “Continuarei fora da sala de aula, mas contribuindo para a cultura da cidade”, garantiu.

Dando continuidade ao evento a parlamentar Maria de Fátima Barth Antão Castro (PMDB) foi convidada a fazer a alocução direcionada à castrense Renata Macedo de Paula, junto ao vereador Joel Fadel. Os edis pontuaram a carreira sólida construída pela administradora de empresas, e a sua valorosa contribuição à gestão pública do município, em especial a frente de ações que visavam a criança e o adolescente. “Você, sem dúvida, é uma pessoa que sabe fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seu caminho, deixando por onde passa a marca da construção e transformação”, frisou Fátima.

Renata discorreu sobre as diversas gestões em que foi parte integrante e sobre a sua crença na administração pública, pois mesmo diante do descrédito, conseguiu mostrar que muitos projetos eram possíveis. Neste momento aproveitou a oportunidade para agradecer a todos que colaboraram para a concretização destes planos. A Cidadã Benemérita, que após sair da área pública continua atuando junto aos jovens no Programa Geração Futuro da Cargill, empresa em que trabalha, enfatizou que a vida vale, e vale muito a pena esta luta e a perseverança. “Muito obrigada, vou honrar este título e fazer cada vez mais por esta cidade de Castro que eu amo tanto”, finalizou.

O último agraciado na sessão foi Izidro Constatino Guedes, agora, reconhecidamente filho de Castro. Neste último pronunciamento Joel Fadel foi acompanhado por Gerson Sutil, e de uma forma descontraída falaram sobre a personalidade de Guedes, irreverente, polêmico, único, evidenciando sempre seu amor incontestável pela cidade, as mais diversas atividades a que se propôs, sua preocupação com nossa sociedade e seu incentivo ao turismo regional. Para concluir a homenagem, as vereadoras Aline e Fátima juntaram-se aos colegas para recitar a Oração de São Francisco, santo a quem o homenageado é devoto.

Muito agradecido por receber tal honraria, Guedes declarou que nestes 47 anos em que vive aqui participou de forma intensa a todas as atividades a que foi convidado, e sobre a honra de ter pertencido a esta Casa de Leis por seis anos. Segundo ele, agora fica mais fácil justificar seu amor por esta terra, porque por mais que fizesse, sempre vinha a famosa frase de que o Guedes era de fora. “Não podemos escolher a cidade em que nascemos, mas sim onde queremos viver e morar. A vida me deu a oportunidade de escolher Castro, aqui constituir família, criar as minhas raízes”, destacou.

Ao encerrar a cerimônia, Gerson Sutil agradeceu a presença de todos, em especial dos homenageados, e falou em nome de todos os vereadores da Câmara. “Sentimos-nos honrados em prestar uma homenagem tão importante, a pessoas mais importantes ainda. Este momento ficará marcado na história deste Legislativo”.

Os projetos que deram origem às leis que concedem os títulos às ilustres personalidades foram apresentados pelo vereador Joel Fadel, com apoio de demais parlamentares, e aprovados por unanimidade.