Revisão do Plano Diretor

por claudia — publicado 06/10/2015 19h07, última modificação 06/10/2015 19h07
Vereadores reúnem-se com equipe da FUNPAR

             O Presidente da Câmara Municipal de Castro, Gerson Sutil (PSB), e os vereadores Aline Sleutjes Roberto (PSDC), Regiane Batista Severino (PRB), José Otávio Nocera (PMDB), Luiz Cezar Canha Ferreira (PSC), Maria de Fátima Barth Antão Castro (PMDB) e Herculano da Silva (PSL), reuniram-se no final da tarde desta terça-feira, 06 de outubro, com os representantes da Fundação da Universidade Federal do Paraná- FUNPAR, o Coordenador de Plano Diretor, Luis Henrique Fragomeni, e as Arquitetas, Noah Weishof e Naomi Scheer, para conversar a respeito da revisão do Plano Diretor Municipal.

                Este foi um encontro informal para que os técnicos ouvissem os vereadores, afim de saber sobre suas expectativas, experiências, vivências e as reivindicações mais comuns que recebem da comunidade, visto que o plano diretor irá definir ações para a melhoria da qualidade de vida da população, através do desenvolvimento do município, e só passa a vigorar depois de aprovado pela Câmara.

                Ao apresentar questões relativas ao Plano Diretor, Fragomeni explicou que esta proposta precisa ser revisada a cada 10 anos, sendo o último projeto do ano de 2006, e é uma tentativa de enxergar o futuro e fazer um planejamento em conjunto. Além disso, ressaltou que a função da equipe técnica é fazer com que a cidade seja eficiente e a colocou a disposição do Legislativo sempre que surgirem dúvidas.

                Os vereadores aproveitaram para debater sobre algumas questões relativas a mobilidade, segurança, sistema viário, tráfego e horários de pico, expansão urbana, tendência de crescimento da cidade,  e a questão das fachadas das lojas, abordada no Código de Posturas que é incorporado pelo Plano Diretor.

                Os parlamentares também solicitaram que sejam estudadas soluções a curto e médio prazo que possam ser solucionadas pelo Município, sem depender do Estado ou do Governo Federal, e ainda, que as próximas reuniões a serem realizadas com a comunidade baseiem-se em um único tema, como mobilidade ou meio ambiente, para que todos possam contribuir e tornar o debate mais rico e produtivo. Além disso, pediram maior e melhor divulgação das reuniões comunitárias previstas para esta quarta e quinta-feira, 07 e 08, cujo intuito é explicar o plano e o impacto que pode produzir na vida das pessoas.

                Reuniões Comunitárias para discussão do Plano Diretor: (abertas para toda a comunidade)

- Quarta-feira, dia 07/10:

15 horas: Associação de Moradores do Abapan

19 horas: Escola Municipal Mariana Garcez Duarte

- Quinta-feira, dia 08/10:

15 horas: CRAS Socavão

19 horas: Associação dos Moradores do Jardim Arapongas