Biênio 2015/2016- Mesa Diretiva toma posse

Vereador Gerson Sutil assume Presidência da Casa de Leis
Biênio 2015/2016- Mesa Diretiva toma posse

Nova mesa diretiva da Casa de Leis

A Câmara Municipal de Castro realizou no final da tarde desta segunda-feira, dia 05, às 17 horas, cerimônia de posse da Mesa Executiva do Legislativo castrense para o biênio 2015-2016.  A eleição ocorreu no dia 09 de dezembro em sessão extraordinária e teve como única chapa inscrita a denominada de “Dr. Ricardo Nardi Cardoso”, que foi eleita por unanimidade.

O vereador Gerson Sutil (PSB) assume a Presidência da Casa, vereador Itari Cropolato (PSL) a Vice-Presidência, vereadora Maria de Fátima Barth Antão Castro (PMDB) a Primeira Secretaria, e a vereadora Aline Sleutjes Roberto (PSDC) a Segunda Secretaria.

Formaram a mesa nesta solenidade o Presidente, Gerson Sutil, e demais membros da Mesa, o Prefeito Municipal, Dr. Reinaldo Cardoso, o Deputado Federal Aliel Machado e o Deputado Estadual Maurício Requião.  Termo de posse foi lido pela Segunda Secretária, vereadora Aline Sleutjes Roberto (PSDC) e após leitura o documento foi assinado por todos os componentes da Mesa.

Em seguida deu-se início aos pronunciamentos. O Prefeito Municipal, Reinaldo Cardoso, foi o primeiro convidado a fazer uso da palavra. Cardoso parabenizou a nova mesa, destacou a independência dos poderes como principal norma, e apresentou metas para os dois próximos anos da gestão. “Assumir responsabilidades, trabalharmos juntos e defender tudo aquilo que é realmente de interesse da população” abordou o Prefeito.

Na sequência falaram os vereadores Joel Elias Fadel (PSDB), Aline Sleutjes Roberto (PSDC) e Maria de Fátima Barth Antão Castro (PMDB), que ressaltaram a juventude da mesa eleita. Fadel também falou sobre a eleição da nova mesa, que acredita não representar a vitória de um grupo e sim de uma ideia e do próprio Legislativo. A vereadora Aline enfatizou que o objetivo dos eleitos é trazer a população para fazer parte do debate e da construção de um novo município. Em seguida a vereadora Fátima disse que a nova mesa esta aberta ao diálogo, ouvir a população e oportunizar a sua participação, “somos todos a favor de Castro, da nossa cidade”.

O Deputado Federal Aliel Machado e o Deputado Estadual Maurício Requião também fizeram uso da palavra, desejaram sucesso para os próximos dois anos de trabalho, agradeceram os votos recebidos na cidade e firmaram compromisso em ajudar e representar Castro em seus mandatos.

O Presidente da Casa, vereador Gerson Sutil (PSB) foi o último a se pronunciar. Sutil agradeceu a presença das autoridades e companheiros de mesa, dirigiu-se a seus familiares, e garantiu que o dever de ser Presidente da Câmara o deixa honrado e que zelará pelas funções institucional, fiscalizadora, legislativa, julgadora e administrativa deste poder. O Presidente manifestou a sua alegria em ser vereador e o orgulho em fazer parte desta mesa.

O novo presidente também enfatizou que o Executivo será cobrado e fiscalizado e que as Comissões trabalharão como sempre trabalharam ao longo destes dois anos, com seriedade, responsabilidade e respeito com o processo legislativo.  “Tenho certeza que muito vamos dialogar ou discutir no campo das ideias com o Executivo, creio que esta Casa será dirigida e administrada pautada na ética, na solidariedade, valores esses que nos condicionam que o nosso limite é o outro, e que o meu direito acaba, quando inicia o direito do meu vizinho”, considerou. Para finalizar o vereador pediu que todos, sem exceção, orem a Deus, pois Ele precisa ser a cabeça desta administração e da cidade.

A cerimônia foi encerrada com benção proferida pelo Pastor Moacir Nava. Acompanharam a solenidade o Vice-Prefeito Municipal Marcos Bertolini, o Presidente da Associação das Câmaras Municipais dos Campos Gerais, vereador Ilson Caninana, vereadores da Câmara Municipal de Castro, Herculano da Silva (PSL), Joel Elias Fadel (PSDB), Luiz Cezar Canha Ferreira (PSC), Paulo Cesar de Farias (PPS) e Regiane Batista Severino (PRB), vereador Antonio Aguinel da Câmara de Ponta Grossa, vereadora Elisângela Pedroso da Câmara de Carambeí, Major Gustavo Soter de Mariz e Miranda, comandante do 5° Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, Sargento Carlos Augusto, representante da 3ª Companhia de Polícia Militar em Castro, e o Tenente Hamilton de Almeida Neto, Comandante da 2ª Seção do Corpo de Bombeiros de Castro.