Manutenção das atividades do Colégio Matilde Baer
Os vereadores da Câmara Municipal de Castro aprovaram na tarde desta quarta-feira, dia 13, durante sessão ordinária, o projeto de lei n° 36/2016. A proposta passou por discussão única em plenário e autoriza o Executivo Municipal a proceder cessão de uso de imóvel do Município ao Governo do Estado do Paraná, mais precisamente à Secretaria Estadual de Educação, para a manutenção das atividades do Colégio Estadual Professora Matilde Baer.
A Prefeitura explicou na justificativa da matéria que a “cessão de uso é imprescindível para que o Estado possa fazer a manutenção do prédio, ampliações e reformas para atender à demanda do número de alunos, buscando a melhor qualidade do ensino, inclusive quantos aos aspectos físicos da construção”.
Em turno único de votação também recebeu voto favorável de todos os parlamentares o projeto de autoria do vereador Luiz Cezar Canha Ferreira (PSC), que nomina de Antônio Ribas Ortiz o posto de saúde localizado no Butiazal, e seis requerimentos. Através de duas destas proposições, Itari Cropolato (PDT) questiona o Executivo quanto ao estado de abandono em que se encontram o Ginásio de Esportes do Tronco e do Prédio da China, localizado no Bairro Canta Galo.
Aline Sleutjes Roberto (PR), por sua vez, solicita informações quanto ao número de ambulâncias disponíveis no Município e quando será substituído o veículo que atende a comunidade do Abapan, e requisita estudos para implantação do Programa Farmácia Solidária. Antonio Sirlei Alves da Silva (DEM) e Paulo Cesar de Farias (PPS) são autores dos últimos requerimentos, em que pedem o abono de falta da sessão por motivo de saúde.
Para passar por segunda discussão, constava na pauta apenas uma proposta de lei que regulamenta a carreira dos engenheiros e arquitetos servidores púbicos de Castro. Aprovada, a matéria segue para sanção do Prefeito Municipal.
Já para primeiro turno de votação, estavam inclusos na ordem do dia quatro projetos de autoria do Executivo. Dois deles, criando o cargo de profissional de comunicação e ampliando o número de vagas de biólogo, e autorizando a abertura de crédito adicional especial de R$ 35 mil, não chegaram a ser apreciados devido pedido de vistas apresentado pela vereadora Aline Sleutjes. Os demais, que dispõe sobre o Fundo Municipal de Saneamento Básico, e alteram disposições da Lei que autoriza a doação de imóvel para a Empresa Grano Puro, Indústria e Comércio de Alimentos Ltda, receberam pareceres e todos os votos favoráveis e passam por segunda votação na próxima semana.
Em plenário foram apresentadas três indicações dos vereadores Regiane Batista Severino (PRB), Itari Cropolato (PDT) e Joel Elias Fadel (PSDB), apontando a necessidade de drenagem de água pluvial no estacionamento da Praça Nossa Senhora do Rosário, instalação de ponto de ônibus no Jardim das Araucárias II e III, e a urgente recuperação da estrada da Barrinha localizada no interior.
A próxima sessão será realizada na quarta-feira, dia 20 de abril, às 14 horas, na sede da Casa de Leis.