Primeiro quadrimestre de 2016

por claudia — publicado 25/05/2016 17h55, última modificação 25/05/2016 18h01
Prefeitura apresenta relatório de cumprimento de metas fiscais

Após a sessão foi realizada a audiência pública para exibição dos relatórios da Prefeitura quanto ao cumprimento das metas fiscais relativas ao 1° quadrimestre do ano de 2016, referente aos meses de janeiro, fevereiro, março e abril.  A reunião foi aberta pelo Presidente da Casa, Gerson Sutil (PSB), e os trabalhos conduzidos pela Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, cuja Presidente é a vereadora Regiane Batista Severino (PRB).

Os vereadores Herculano da Silva (PSL) e Antonio Sirlei Alves da Silva (DEM), secretário e membro da referida comissão, também compuseram a mesa deste encontro em que os dados foram apresentados pelo  Secretário Municipal de Administração, Renato Cardoso Caetano.

Conforme as planilhas a receita atualizada para o ano de 2016 fechou o quadrimestre em pouco mais de R$ 171 milhões. Já as receitas do quadrimestre totalizaram R$ 57.156.235,71 e as despesas liquidadas no período fecharam em R$ 44.470.468,22. Deste valor 25,06 % foram investidos em educação, abaixo dos 28% previstos na Constituição e na Lei Orgânica do Município, e 18,27% em saúde, acima dos 15% previstos constitucionalmente. Os gastos de despesas com pessoal, considerando os últimos 12 meses, atingiram 55,23%, acima do limite máximo estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Finalizada a explicação dos dados o vereador Presidente, Gerson Sutil (PSB), e os parlamentares Aline Sleutjes Roberto (PR) e Itari Cropolato (PDT) apresentaram seus questionamentos quanto a ações para reduzir o índice de gastos com pessoal, contratações de cargos comissionados e liberação de alvarás.