Câmara presta homenagem póstuma ao Historiador Castrense

por samir — publicado 24/08/2017 17h45, última modificação 24/08/2017 17h49
Sessão com homenagem à família do historiador e jornalista, Sr. Fidélis Bueno.

Sessão Ordinária de 23-08-2017 - Fotos N 48.JPG          Na quarta-feira (23/08), a Sessão Ordinária que foi presidida interinamente pelo Vereador Dirceu Ribeiro (PDSC), atual vice-presidente da Câmara, que iniciou com o Hino de Castro e a leitura da ata da sessão anterior, ocorrida em 16 de agosto.

          No pequeno expediente o Vereador Joel Elias Fadel fez homenagem póstuma ao Historiador Castrense, falecido no último dia 19 de agosto. Em seu discurso Joel comenta sobre a brilhante biografia do Sr. Fidélis Franco Bueno, nascido em 26 de janeiro de 1928, que nos deixou um rico legado literário entre causos e história documental de nosso município. Casado com Maria da Graça Carneiro Milleo, com quem teve quatro filhos: Karina, Diego, Lucas e Taiana. Realizou curso técnico de Aviação Civil no Ministério da Aeronáutica. Foi colaborador de várias publicações além dos jornais: Castro Jornal, Folha do Iapó, Jornal do Iapó, O Bravo, Cambuí, Página Um e Jornal de Castro. Participou de entidades filantrópicas e culturais. Recebeu diplomas da República do Líbano, Personalidade Ecológica, Cidadão Benemérito de Castro, entre outras honras e méritos. Como escritor, Fidélis lançou diversos livros técnicos sobre aviação, além de outros como “Ultimo Vôo”, “Geografia Tropeira” e “Porto das Tropas”. Reconhecido pela atividade literária, Fidélis ocupava a cadeira 32 da Academia de Letras dos Campos Gerais. “Um povo sem história, é um povo sem memória. Essa afirmação, mais que um dito popular, é também uma verdade histórica. Muitas expressões, teorias e crendices, são reflexos do que ocorreu até chegarmos onde estamos. Obrigado Fidélis por ter vivido entre nós e obrigado pelo legado deixado.” Assim o Vereador Joel Elias Fadel concluiu o seu discurso.

Sessão Ordinária de 23-08-2017 - Fotos N 61.JPG

          Ainda, no pequeno expediente, a Vereadora Maria de Fátima Barth Antão Castro (PMDB), também homenageou o historiador e jornalista Fidélis Franco Bueno, lembrando, que ele recebeu o Cidadão Benemérito de Castro, sendo homenageado em vida pela grandiosidade de suas obras, e assim, ficando imortalizado em nossa história. Fátima relatou a experiência que ela e o Vereador Maurício Kusdra (PSDC), trouxeram da VI Conferência das Cidades, ocorrida em Foz do Iguaçu, sobre as cidades sustentáveis. No mesmo evento, a Vereadora Maria de Fátima foi eleita Conselheira Estadual das Cidades, destacando que é a primeira vez que este cargo é ocupado por um representante castrense. Ainda na tribuna, a Vereadora Fátima, fala sobre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual Múltipla, que ocorre todos os anos, promovida pela Federação Nacional das APAE’S, de 21 a 28 de agosto. O objetivo é quebrar tabus e vencer as barreiras da desigualdade, lutando pelos direitos das pessoas com deficiência, que tem necessidade de apoio em diversas áreas: social, familiar, escolar, trabalhista e outras, para que a inclusão seja efetiva e as pessoas com deficiência se tornem mais preparadas e amparadas diante das dificuldades da vida.

Sessão Ordinária de 23-08-2017 - Fotos N 63.JPG          A Presidente da APAE de Castro, Claudia Carril, também fez uso da tribuna. Destacou a história da entidade em nossa cidade e todas as dificuldades enfrentadas durante esse tempo. Falou sobre os trabalhos desenvolvidos, atendimentos e que o funcionamento da entidade é dependente de doações. Desta forma, finalizou agradecendo sempre a boa acolhida nesta Casa de Leis e pedindo para que seja feita uma grande reflexão sobre a inclusão social destas pessoas e os cuidados que elas demandam, finalizou Claudia.

          Em continuação à sessão, o Presidente em exercício, Vereador Dirceu Ribeiro (PSDC), que encaminhou para as Comissões Permanentes emitirem seus pareceres, os seguintes textos: Projeto de Lei N° 45/2017, Projeto de Lei N° 46/2017 e Projeto de Lei N° 47/2017.

          Em discussão e votação única, os textos que haviam sido protocolados para esta sessão, composta por:

          Requerimento nº 143/2017 – solicita informações sobre o inventário de bens de equipamentos do Hospital Municipal Anna Fiorillo Menarim.

          Requerimento nº 144/2017 – Requer Voto de Pesar pelo falecimento da Senhora Balbina Maria de Jesus Teixeira.

          Requerimento nº 145/2017 – Requer Voto de Pesar pelo falecimento de Fidelis Franco Bueno.

Sessão Ordinária de 23-08-2017 - Fotos N 14.JPG

          Requerimento nº 146/2017 – Requer Voto de Pesar pelo falecimento de Izolina Barbosa.

          Requerimento nº 147/2017 – solicita informações quanto à possibilidade de estudos para instituir o Programa Municipal de Indústrias Caseiras, conforme projeto anexo, bem como a viabilidade da concessão de isenção das taxas de funcionamento e do ISS (Imposto Sobre Serviços).

          Requerimento nº 148/2017 – solicita informações referentes ao índice de gasto com pessoal e complementação da recomposição inflacionária aos servidores municipais.

          Requerimento nº 149/2017 – Requer abono de falta da Sessão Ordinária de 23 de agosto do corrente, de acordo com o disposto no Artigo 89, § 1º, inciso XV, do Regimento Interno desta Casa Legislativa.

          Requerimento nº 150/2017 – solicita informações quanto à existência de projeto com previsão de patrolamento e cascalhamento da Estrada do Cunhaporanga, interior deste Município.

          Requerimento nº 151/2017 – solicita informações referentes aos Itinerários: Bairro Alvorada I e II – Centro e Centro – Bairro Alvorada I e II.

Sessão Ordinária de 23-08-2017 - Fotos N 40.JPG          Após as aprovações, a sessão seguiu com a segunda discussão, votação e aprovação do seguinte projeto:

          Projeto de Lei nº 42/2017 – Institui o Programa de Incentivo à Implantação de Hortas Comunitárias no Município de Castro.

          Em primeira discussão e votação as seguintes proposições:

          Projeto de Lei nº 43/2017 – Institui o Projeto “Eu Conheço Minha Cidade” no âmbito do Município de Castro.

          Projeto de Lei nº 44/2017 – Determina aos grandes geradores, organizadores de eventos públicos a obrigatoriedade de realizarem os serviços de coleta seletiva dos resíduos sólidos gerados durante os eventos e que sejam destinados para as cooperativas e/ou associações de catadores legalmente estabelecidos no Município de Castro.

          Com a palavra livre, manifestaram-se os seguintes vereadores: Maria de Fátima Barth Antão Castro (PMDB), Maurício Kusdra (PSDC), Herculano da Silva (PSC), Antônio Sirlei Alves da Silva (DEM), Joel Elias Fadel (PSDB), Miguel Zadhi Neto (PTB) e Rafael Casper Rabers (DEM).Sessão Ordinária de 23-08-2017 - Fotos N 41.JPG

          O Vereador Jovenil de Freitas Rodrigues (PODEMOS), executou a Saudação à Bandeira, reproduzindo o texto da aluna Rayane Aparecida Machado, da Escola Rural Municipal do São Sebastião.

          Encerrando a sessão o presidente em exercício, convocou a todos os vereadores para a próxima sessão será dia 06 de setembro, às 14 horas.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sessão Ordinária realizada em 23 de Agosto de 2017 às 14 horas.

Áudio da Sessão

Fotos da Sessão