Senhoras Julieta Signorelli e Therezinha Amato recebem Títulos
A noite de terça-feira, 18 de abril de 2017, ficará marcada na história do legislativo e da cidade de Castro. A Câmara Municipal de Castro realizou sessão solene de outorga dos títulos de Cidadãs Beneméritas as senhoras Julieta Signorelli e Therezinha Anunciata Flores Amato.
O Presidente do Legislativo castrense, José Otávio Nocera (PMDB), iniciou a cerimônia e convidou para compor a mesa o Prefeito Municipal, Sr. Moacyr Elias Fadel, representado pelo Sr. Maurício Fonseca Fadel, Secretário Municipal de Governo, de Segurança Pública, Indústria, Comércio e Turismo. Para a condução das homenageadas ao lugar de honra, foram designados os vereadores Miguel Zahdi Neto (PTB) e Dirceu Ribeiro (PSDC).
José Otávio Nocera (PMDB), presidente da casa, falou de seu imenso orgulho e satisfação de homenagear estas ilustres cidadãs que merecem nosso grande respeito. Atuaram nas mais diversas áreas, social e profissionalmente, colaborando para o progresso do nosso município, nossa comunidade e principalmente, dos nossos jovens, através da educação, serviços filantropos e dedicação à cidade.
A senhora Julieta Signorelli, nascida em 19 de agosto de 1916, foi a primeira a ser homenageada. Joel Elias Fadel (PSDB) destacou todos os obstáculos de vida, enfrentados pela senhora Julieta, todos foram superados e teve sua vida toda dedicada à educação. Foram mais de 70 anos trabalhando com professora, lecionando em praticamente todas as escolas de Castro. “Porque educar também é partilhar. É saber amar. É ensinar a explorar e essencialmente, acreditar. Educar é doar-se em vida, compartilhar conhecimento e viver em prol de um mundo melhor. Educar é amor ao próximo,” frisou Joel em seu discurso.
Depois de receber o título, a senhora Julieta Signorelli, muito emocionada, fez uso da palavra agradecendo muito pela homenagem. No uso da palavra, o senhor Maurício Fonseca Fadel, justificou a ausência do prefeito. Citou momentos de sua educação onde a “professora Julieta” lhe cobrava sempre as tarefas, sempre muito rígida e comprometida. Também citou suas lembranças da Senhora Therezinha Amato, quanto ao tempo da Sorveteria do Paschoal e as muitas vezes que frequentou aos domingos de sua infância.
Joel Elias Fadel (PSDB), também fez o discurso de homenagem para a senhora Therezinha Amato. Nascida em Castro, em 12 de maio de 1933. Ele lembrou das deliciosas taças de margarida, tortas de sorvete, picolés e a negrita, que levaram o nome de Castro ao Paraná e ao Brasil. Destacou também, os seus mais de 25 anos de trabalho voluntário, “É uma vida dedicada ao próximo sem remuneração”, citou Joel, destacando a grandiosidade da homenageada.
A senhora Therezinha Amato fez uso da palavra, “estou bastante emocionada, quero agradecer a todos pela homenagem”, finalizou ela.
Os hinos Nacional e Municipal foram cantados pelo senhor Manoel Sebastião Gonçalves. Os projetos que deram origem às leis que concedem os títulos às ilustres personalidades foram apresentados pelo vereador Joel Elias Fadel (PSDB), com apoio de demais parlamentares, e aprovados por unanimidade.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sessão Realizada em 18 de Abril de 2017 às 19:00 horas.