Sessão com homenagem aos 500 anos da Reforma Luterana

por samir — publicado 27/10/2017 18h05, última modificação 01/11/2017 18h38
Igreja Luterana de Castro participa da Sessão Ordinária e expõe sua participação histórica na cidade.

Sessão Ordinária de 25-10-2017 - Foto 31.JPGÀs 14 horas de quarta-feira, dia 25 de outubro, em horário regimental iniciou a Sessão Ordinária, que foi aberta pelo Vereador Presidente José Otávio Nocera (PMDB). O Presidente solicitou a leitura das atas das sessões anteriores, ocorrida em 18 de outubro.

Após a leitura do expediente, o Presidente Nocera suspendeu a sessão por 30 minutos, para que a Pastora Bianca Bartsch, fizesse uso da tribuna e explanasse sobre os 500 anos da Reforma Luterana. Em 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero, através de 95 teses retiradas das escrituras sagradas, chamou atenção da igreja da época e levando a discussão a sua prática naquele tempo. Descrevendo todas as mudanças e influências políticas ocorridas posteriormente a partir daquele momento. Também falou da biografia de Lutero e suas origens religiosas. Finalizando, a Pastora diz que a Igreja Luterana busca frequentemente o progresso pela educação, fomentando e até mesmo, mantendo muitas escolas, concluiu Bianca.

Seguindo a sessão foram encaminhados para as Comissões Permanentes emitirem seus pareceres, os seguintes textos: Projeto de Lei N° 70/2017 e Projeto de Lei N° 71/2017.

Em discussão e votação única, os textos que haviam sido protocolados para esta sessão, composta por:Sessão Ordinária de 25-10-2017 - Foto 22.JPG

Projeto de Lei nº 68/2017 – Autoriza o Poder Executivo Municipal abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 84.999,99 (oitenta e quatro mil, novecentos e noventa e nove reais e noventa e nove centavos), e dá outras providências.

Projeto de Lei nº 69/2017 – Autoriza o Poder Executivo Municipal abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 79.999,97 (setenta e nove mil, novecentos e noventa e nove reais e noventa e sete centavos), e dá outras providências.

Projeto de Resolução nº 06/2017 – Fixa a jornada de trabalho dos servidores efetivos da Câmara Municipal de Castro. Este projeto teve pedido de vistas requerido na sessão.

Requerimento nº 218/2107 – Autoria – Vereador Antonio Sirlei Alves da Silva – Requer Voto de Pesar pelo falecimento do Senhor Alfredo Schulz.

Requerimento nº 219/2017 – solicita informações quanto às moradias no Jardim Alvorada I, II e III.

Sessão Ordinária de 25-10-2017 - Foto 24.JPGRequerimento nº 220/2017 – Requer Voto de Congratulações aos Professores David G. Bueno e Melissa N. Dubbeldan e Aluna Isabely de Andrade, da Escola Municipal Professora Dalila Ayres, e Professora Leila Mileski e Aluna Milena Marcondes de Oliveira, da Escola Municipal da Vila Rosário, pela premiação recebida no concurso Televisando 2017, promovido pela RPC (Rede Paranaense de Comunicação) e Instituto GRPCOM (Grupo Paranaense de Comunicação).

Requerimento nº 221/2017 – solicita informações sobre a ampliação das agências credenciadas para recebimento de boletos de impostos municipais.

Requerimento nº 222/2017 – Requer seja oficiado ao Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, solicitando informações sobre a Rede de Esgoto do Bairro Nossa Senhora das Graças.

Requerimento nº 223/2017 – solicita informações sobre asfaltamento da Rua Eurico da Silva Gomes, Jardim Colonial.

Requerimento nº 224/2017 – solicita informações quanto à possibilidade de desenvolvimento do “Projeto Jardins de Mel”, em áreas verdes do Município.

Requerimento nº 225/2017 – solicita informações referentes ao Convênio entre a Prefeitura Municipal e o DETRAN (Departamento de Trânsito), bem como o envio de relação de profissionais e capacitação dos que atuam na área de fiscalização e orientação de trânsito.Sessão Ordinária de 25-10-2017 - Foto 15.JPG

Nesta sessão, não houve projetos que passariam pela 1ª e 2ª discussão e votação.

Com a palavra livre, manifestaram-se os Vereadores: Maurício Kusdra (PSDC), Maria de Fátima Bart Antão Castro (PMDB) e Joel Elias Fadel (PSDB).

O Vereador Maurício Kusdra (PSDC) executou a Saudação à Bandeira fazendo a leitura do texto do aluno André Camargo de Oliveira Júnior do Colégio SESI.

Encerrando a sessão o presidente convocou a todos os vereadores para a Sessão Ordinária de 01 de novembro, às 14 horas.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sessão Ordinária realizada em 25 de Outubro de 2017 às 14 horas.

Áudio da Sessão

Fotos da Sessão