Câmara aprova criação do Conselho da Pessoa com Deficiência

por Thiago — publicado 12/12/2019 15h29, última modificação 12/12/2019 15h29
Vereadores votaram de forma unânime. Além do conselho, foi aprovada também a criação do Fundo Municipal.

Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram, durante a sessão de quarta-feira (11), a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPCD) e o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (FMDPCD). Todos os parlamentares foram favoráveis à proposição e comemoram a sua aprovação.

Para o vereador Maurício Kusdra (DC), o projeto é resultado da luta e da dedicação da comunidade que defende a causa da pessoa com deficiência. Ele também destacou a importância do conselho e que agora o desafio é a manutenção das atividades. “Lutem pelo direito das pessoas com deficiência. Abracem esse conselho. Hoje, na cidade, temos vários conselhos inativos e isso é triste”, disse Kusdra.

Já o legislador Joel Fadel (PSDB) destacou que o conselho será necessário para uma maior inclusão social das pessoas com deficiência. “Eu vejo esse conselho como uma importante ferramenta de inclusão social. Nosso país vive um momento terrível, formando cada vez mais abismos entre as camadas sociais. Então, eu vejo com bons olhos a criação do conselho como uma ferramenta de diminuir a desigualdade e o preconceito”, defendeu.

Apesar de comemorar a aprovação, o vereador Cézar do Povo (PSC) citou a necessidade de melhorias das condições das calçadas e da acessibilidade para a pessoa com deficiência. “Fico alegre por estar votando esse projeto que irá beneficiá-los e, ao mesmo tempo, triste pela dificuldade que eles sofrem para transitar pelas calçadas, devido a postes colocados em locais inapropriados”, explicou.

Demais projetos

Durante a sessão, os parlamentares também aprovaram, em votação única, a autorização de abertura de crédito adicional no valor de R$ 1,06 mi para o pagamento do décimo terceiro de servidores. Já, em segunda votação, foi aprovada a abertura de crédito de R$ 5 mil para a limpeza e manutenção dos terminais rodoviários e a contratação de operação de crédito para a colocação de lâmpadas de LED nas ruas e avenidas do Município.