Câmara aprova fixação dos horários do transporte coletivo

por Thiago — publicado 12/09/2019 12h34, última modificação 12/09/2019 12h34
Projeto de autoria do vereador Jovenil Rodrigues prevê a fixação dos horários das linhas de transporte coletivo em locais de fácil visualização

Os vereadores da Câmara Municipal de Castro aprovaram, em segunda votação, o Projeto de Lei 87/2019, de autoria do vereador Jovenil Rodrigues (Pode), que prevê a fixação dos horários dos ônibus do transporte coletivo urbano em locais de fácil visualização, tais como o interior dos coletivos e nos terminais rodoviários, além de ser divulgado no site da Prefeitura Municipal em local destaque e de fácil visualização.

O vereador comenta que pensou no projeto ao ver que muitas pessoas não sabem ao certo o horário de ônibus. “Acredito que o objetivo é facilitar o acesso para aqueles que não moram aqui ou para quem não utiliza o transporte com frequência. Vi que em outros municípios já existe essa lei e tem funcionado bem. Então é uma tentativa para facilitar, pois temos muitas reclamações sobre o assunto”, explica Jovenil.

Também em segunda votação, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 86/2019, de autoria do vereador Neto Fadel (PTB), que prevê a criação do Dia Municipal de Conscientização da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo é incentivar o aprendizado da linguagem de sinais e a capacitação dos servidores municipais para melhor atenderem as pessoas com deficiência auditiva nas repartições públicas.

“Fiz esse projeto após refletir a importância do mesmo para garantir a inclusão social das pessoas com problemas de fala e audição e para valorizar e reconhecer essa cultura. A utilização das Libras auxilia muito a comunicação entre as pessoas com problemas de fala e audição com a comunidade em que estão inseridas. É preciso fazer com que elas se sintam valorizadas e entendam que são importantes para a nossa comunidade”, explica Neto.

Durante a sessão, os vereadores também aprovaram o projeto 88/2019, de autoria do vereador Rafael Rabbers (Dem), que concede título de cidadão honorário para o Senhor Popke Ferdinand van der Vinne, o 90/2019, do legislador Neto Fadel, que dá o nome de Osmar Henrique Macedo Carneiro à rua do Jardim Samambaia, o 91/2019, de autoria do parlamentar Joel Fadel (PSDB), que dá o nome de Fidelis Franco Bueno ao Centro de Informações Turísticas e o 92/2019, também do vereador Joel, que nomina de Luiz Nilton Dallarmi rua do loteamento Alpha Royal.

Além destas proposições, também estava prevista a votação do Projeto de Lei 85/2019 que autoriza o Poder Executivo abrir crédito adicional no valor de R$ 33 mil para termo aditivo do contrato da reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde Herondina Grimbor de Oliveira. No entanto, o vereador Rafael Rabbers solicitou prazo para analisar melhor o projeto e realizar questionamentos à Prefeitura.