Câmara oferece qualificação para funcionários e vereadores

por Thiago — publicado 14/02/2019 16h45, última modificação 14/02/2019 16h52
Advogados, especialistas em direito administrativo, ministram palestras para capacitar agentes públicos

Os servidores e vereadores da Câmara Municipal de Castro estão em uma semana de qualificação e aprimoramento. Nos dias 11, 12 e 14 deste mês, participaram de palestras sobre diversos assuntos ligados ao poder legislativo. Para ministrar os cursos foram contratados os advogados especialistas em direito administrativo Dr. Paulo Sérgio Guedes e Dra. Elizabeth Muramaki. 

A iniciativa da realização dos cursos foi da nova mesa diretora da Câmara. Segundo a nova presidente, vereadora Fátima Castro, é imprescindível que os legisladores e servidores sempre busquem aprimoramento. “É sempre importante estarmos nos atualizando e aprendendo coisas novas. Isso é necessário para que possamos atender bem a população, sempre tendo em mente os princípios da administração pública, especialmente, a eficiência.”

O curso é dividido em cinco módulos que tratam diversos assuntos como atos administrativos, controle interno, contratos e licitações, entre outros. O primeiro abordado foi sobre recursos humanos. “Esse tema é importante para que todos conheçam o funcionamento da Câmara como um todo. Independente da função que a pessoa realize, ela precisa saber as funções desempenhadas pelo colega”, explica a presidente.

Já o palestrante Paulo Sérgio Guedes lembra que esse módulo é importante para que todos os agentes públicos conheçam seus direitos, mas também suas obrigações e deveres. “O servidor precisa entender o funcionamento da máquina pública na qual ele está inserido. Precisa saber dos seus direitos e dos seus deveres para que eles possam desenvolver ainda mais e da melhor forma as suas atribuições”, explica.

Mais cursos

A vereadora Fátima lembra que novos cursos devem ser realizados na Câmara Municipal. Segundo ela, o objetivo é filiar o legislativo castrense a União de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná (Uvepar) que é uma entidade que desenvolve diversos cursos de qualificação voltado para o setor público.

“É um objetivo da nossa gestão realizar a filiação da Câmara na Uvepar, com isso, teríamos vários benefícios, como a participação gratuita em alguns cursos e no programa para formação continuada em governança municipal. Além dos cursos, teríamos outros bônus, como o fortalecimento do legislativo e assessoria jurídica, contábil e na área de projetos”, explica.