Câmara de Castro recebe Ciclo de Capacitação para Cidadania

por Thiago — publicado 11/04/2019 19h07, última modificação 11/04/2019 19h07
Evento foi realizado no plenário do Legislativo e recebeu deputados estaduais e vereadores de onze Municípios

A Câmara de Castro recebeu, na tarde de quinta-feira (11), o I Ciclo de Capacitação para a Cidadania. O evento promovido pela União de Vereadores do Paraná (Uvepar), em parceria com a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade) e Câmara Municipal de Castro, contou com a presença dos deputados estaduais Requião Filho (MDB) e Subtenente Everton (PSL) e vereadores dos Municípios de Castro, Ponta Grossa, Carambeí, Piraí do Sul, Dr. Ulisses, Colombo, Irati, Ventania, Arapoti, Tunas do Paraná e São José dos Pinhais.

O objetivo do evento é a realização de palestras para a capacitação dos vereadores e servidores públicos. Entre os palestrantes, estavam a coordenadora da Escola do Legislativo da Alep, Roberta Picussa, que abordou a educação cidadã no legislativo, o presidente da Uvepar, Júlio Cesar Makuch, que falou sobre o novo conceito de gestão eficiente.

Para Makuch, a importância do evento é a qualificação dos vereadores e servidores. “O vereador bem preparado é a sociedade bem representada. O nosso propósito é mostrar que o vereador pode ser a diferença que nós precisamos que seja realizada no Brasil. A população não aguenta mais ser gerida por uma gestão ineficiente, então nós precisamos nos aprimorar para fazer um trabalho com qualidade”, explica.

A presidente da Câmara Municipal de Castro, Fátima Castro (MDB), disse que estava honrada em receber um evento de tamanha grandeza no plenário do legislativo. “Este ano a Câmara de Castro completa 230 anos e nunca recebemos em nossa casa de leis um evento que reunisse tantas autoridades e vereadores de tantos Municípios. Então estou muito feliz em poder estar recebendo tantas pessoas em nosso plenário hoje”, disse.

Durante o evento também discursaram o gerente executivo do Sesc Ponta Grossa, Everson Furtado, e a gerente executiva do Senac Castro, Ana Maria Trappel. Eles falaram sobre os cortes de verbas que devem ser realizados pelo Governo Federal no Sistema S e solicitaram o empenho dos vereadores e deputados para que lutem pela não redução de verbas. Eles também apresentaram dados dos serviços realizados pelo Sistema S no Paraná e na região.

Continuidade

O Ciclo de Capacitação para Cidadania continua na manhã de sexta-feira (12), a partir das 9h, com a palestra do Dr. Orlando Moisés Fischer Pessuti, que apresentará a reforma política e as perspectivas jurídicas paras as eleições de 2020, do promotor público, Diogo de Araújo Lima, que abordará sobre a atuação local do Ministério Público e da servidora do Tribunal Regional Eleitoral, Mary Natsue Ogawa, que falará sobre projetos de cidadania da escola judiciária eleitoral.