Câmara realiza audiência para debater causa animal

por Thiago — publicado 27/05/2019 14h55, última modificação 27/05/2019 14h55
Objetivo é ouvir a população e elaborar políticas públicas sobre o tema

A Câmara Municipal de Castro realiza neste sábado (1º), às 14h, uma audiência pública para debater políticas voltadas para os animais de rua, no plenário da Câmara Municipal. A reunião, convocada pela Comissão de Saúde e Assistência Social (CSAS), tem por objetivo ouvir as demandas da população e elaborar propostas de ações que possam ser desenvolvidas pelo poder público para reduzir o número de animais abandonados.

O vereador presidente da CSAS, Rafael Rabbers (DEM), explica que Castro possui uma grande população de animais de rua, o que pode gerar inúmeros problemas. “Além deles sofrerem com a falta de comida, cuidados veterinários e carinho, também podem gerar acidentes de trânsito e ataques a pedestres. Sem contar o risco de acontecer um surto de doenças infecciosas que poderiam ser transmitidas pelos animais”, diz.

Segundo o legislador, o objetivo é que a população elabore propostas de políticas públicas que serão votadas entre os presentes e, se aprovadas, analisadas pela Comissão. “Analisaremos as propostas e, com base nelas, se for possível, criaremos leis. Aquilo que não for competência dos vereadores, mas da Prefeitura, encaminharemos para eles como indicações e requerimentos”, afirma Rabbers.

O vereador Maurício Kusdra (DC) também destacou a importância da audiência. “É um momento importante para debater a situação. Este é um grande problema da nossa cidade e que afeta a vida de toda a comunidade. Hoje faltam políticas públicas para a causa animal na cidade, temos uma defasagem do atendimento muito grande, o nosso canil está interditado e não é possível atender nossos animais”.

Além dos vereadores, a Secretária Municipal de Saúde, Maria Lidia Kravutschke, também foi convidada para participar e apresentar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Poder Executivo e o projeto do novo canil municipal.

Outras audiências

A Câmara Municipal de Castro também realiza outras duas audiências públicas nesta semana. Na quarta-feira, às 16h, será realizada a audiência pública das metas da saúde relativas ao primeiro quadrimestre de 2019. Na oportunidade, a Secretária Municipal de Saúde prestará conta das atividades desenvolvidas nos primeiros quatro meses deste ano.

Também na quarta-feira, mas às 17h, será realizada a audiência pública das metas fiscais relativas ao primeiro quadrimestre de 2019, onde o Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Emerson Fadel Gobbo, apresentará aos vereadores os valores arrecadados e gastos pela Prefeitura.