Cidadãos Honorários de Castro recebem título em Sessão Solene

por Thiago — publicado 25/11/2019 17h06, última modificação 25/11/2019 17h06

A Câmara Municipal de Castro realizou, no último sábado (23), sessão solene de outorga de título de cidadão honorário à Meritíssima Juíza de Direito Erika Watanabe, ao Presidente do Sicredi Campos Gerais, Popke Ferdinand van der Vinne, e ao Tenente-Coronel Flaubert Echnaton Ribas Bourguignon. Nascidos em outros municípios, os homenageados desenvolveram importantes atividades no Município, que motivaram a concessão do título.

Nascida em São Paulo, a Juíza Erika Watanabe assumiu a Vara Criminal da Comarca de Castro em março de 2014, onde atua desde então. Bastante emocionada, ela definiu como um momento único na vida. “Quando soube que receberia o título, fiquei muito surpresa, emocionada e feliz de receber tamanha honraria, principalmente aqui na cidade de Castro que eu tanto amo e me dedico no dia a dia forense. É uma honra ser adotada pela cidade”, discursou a juíza.

Já Popke Ferdinand van der Vinne, mais conhecido como seu Fredy, nasceu na Holanda e imigrou quando criança para a recém-fundada Colônia de Castrolanda. Atuou por 53 anos na Cooperativa Castrolanda e, atualmente, é o Presidente do Sicredi Campos Gerais. “Quero compartilhar esse título que recebi hoje com todos os diretores e colaboradores da Castrolanda e do Sicredi, pois eles que trabalham comigo. Todos são merecedores desse título”, disse.

O Tenente-Coronel Flaubert Echnaton Ribas Bourguignon nasceu em Ponta Grossa, mas se mudou para Castro ainda aos quatro anos, onde residiu até concluir o Ensino Médio. Bourguignon iniciou a sua carreira militar e teve a oportunidade de participar de uma missão das Nações Unidades no Saara Ocidental. “A alegria de passar a integrar o seleto quadro de cidadãos honorários de Castro muito me honra. É, sem dúvidas, um dia muito especial, tal condição nunca foi por mim imaginada e certamente não me fará traduzir o agradecimento devido”, agradeceu.

O título de cidadão honorário é concedido pela Câmara Municipal de Castro para pessoas que nasceram fora do Município, mas de alguma forma se destacaram. É competência dos vereadores indicarem os homenageados por meio de um projeto de lei, sendo o nome da Dra. Erika indicado pelo vereador Maurício Kusdra (DC), do Seu Fredy pelo vereador Rafael Rabbers (DEM) e do Tenente-Coronel por Gerson Sutil (PSB).

Além dos vereadores, homenageados e público presente, prestigiaram a sessão o presidente da Câmara Municipal de Ventania, Henrique Teixeira da Silva, o 2º Tenente Bruno Luis Baú, representando o 5º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, a chefe do escritório regional da Secretaria de Justiça, Família e Justiça, Karina Larocca, a Promotora de Justiça Heloisa Misson Ruviaro e o presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba, José Lupion Neto.