Ampliação do cemitério Frei Mathias

por claudiag — publicado 12/08/2021 13h38, última modificação 12/08/2021 13h38
Vereadores aprovam crédito adicional para ampliação do local

A falta de espaço nos cemitérios municipais foi tema de muitos pedidos de informações elaborados pelos vereadores. O assunto voltou ao plenário na sessão ordinária desta quarta-feira, 11 de agosto, através do projeto de lei nº 62/2021, de autoria do Executivo Municipal. A proposta autoriza a prefeitura a abrir crédito adicional especial no valor de R$ 226 mil, devido superávit financeiro, para custear a ampliação do cemitério Frei Mathias.

O presidente Neto Fadel (Patriota) comenta que a iniciativa do projeto foi bem recebida pelos parlamentares. “A lotação dos cemitérios é um problema que o município enfrenta há alguns anos. Algumas medidas já foram tomadas como a desapropriação de terrenos e túmulos antigos sem manutenção, mas com certeza a ampliação era algo muito necessário”, menciona.

A expansão do espaço foi defendida pelo vereador Joel Fadel (Patriota) na sessão de 12 de maio. Na oportunidade, Joel argumentou que áreas próximas poderiam ser utilizadas para ampliar o local e oferecer terrenos a preços mais acessíveis para a população. Na mesma data, José Nocera (Patriota) citou que a impossibilidade de construção de novos túmulos faz com que munícipes precisem recorrer a túmulos de parentes ou sepultar seus entes queridos na gaveta comunitária do Cemitério Municipal Nossa Senhora do Rosário (Vila Rio Branco). Aprovado por unanimidade, o projeto segue para a sanção do prefeito municipal.

Poços artesianos- Também recebeu votação favorável o projeto de lei nº 64/2021, que autoriza a abertura de crédito no valor de R$ 89 mil, para assegurar despesas com as obras de instalação de poços artesianos nas localidades de Passos dos Bois, Podolan e Santa Clara.

Homenagem vítimas Covid-19- Através de projeto de lei de autoria do vereador Guto Beck (PP), o dia 24 de julho entra para o calendário oficial do município como “Dia em Memória das Vítimas que faleceram em decorrência da Covid-19”. A data foi escolhida porque em 24 de julho de 2020, faleceu a primeira vítima em decorrência da doença em Castro.

Banco de leite materno- Nesta sessão, o vereador Gerson Sutil (PSC) apresentou requerimento em que solicita informações quanto a viabilidade de implantar Banco de Leite Materno em Castro. No documento, Sutil expõe que os bancos de leite humano (BLH) integram estratégias da política pública em favor da promoção, proteção e apoio a amamentação.