Câmara premia participantes do Projeto “Saudação a Bandeira”

por Thiago — publicado 05/09/2019 18h30, última modificação 05/09/2019 18h30
Alunos de escolas públicas e privadas escreveram redações sobre a Bandeira Nacional e os melhores foram premiados

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Castro dessa quarta-feira (04) foi marcada pela premiação dos estudantes que foram premiados pela participação no Projeto “Saudação a Bandeira”. Durante os meses de maio, junho e julho, as escolas, públicas e privadas, foram convidadas a realizar um concurso interno de redações sobre a bandeira nacional. As cinco melhores redações de cada estabelecimento de ensino foram encaminhadas para a Câmara e os autores receberam certificados e medalhas.

Segundo a vereadora presidente Fátima Castro (MDB), o objetivo do projeto é aproximar a população do Poder Legislativo, além de valorizar o trabalho dos alunos. “O projeto é importante para oportunizar a participação da comunidade na Câmara, para que a população veja que a Câmara é um espaço para ela, além de valorizar o trabalho e a criatividade dos alunos. Também ressalta a bandeira quanto símbolo nacional, pois as escolas trabalham o respeito à bandeira e isso desperta esse sentido de cidadania”, explica.

O vereador Maurício Kusdra (DC), presidente da Comissão Parlamentar de Educação, Esporte e Cultura, também destacou a questão do civismo e do desenvolvimento dos estudantes. “A Saudação a Bandeira é um projeto que estimula a criança e o adolescente a valorizar a nossa pátria. Que essa criança passe a ter a consciência de cidadão desde pequeno e que valorize o seu país. Além disso, estimula nos estudos e na escrita através do concurso”.

Para a diretora da Escola Municipal de Guararema, Simone de Fátima Rebonato Simão, o projeto possui uma grande importância. “Os alunos gostaram muito de participar. Foi uma oportunidade deles conhecerem a Câmara, pois muitos ainda não conheciam, e de aprender coisas novas, foi uma oportunidade única”, disse.

Além da Escola de Guararema, também foram premiados alunos das Escolas Municipais Dr. Vicente Machado, Dr. Lourival Leite de Carvalho, Profª. Dalila Ayres, Dr. Jahyr Lopes, Profª. Elsa Macedo, de Bela Vista e Profª. Marilda Fonseca Fadel, do Colégio Estadual Major Vespasiano Carneiro de Mello e da Escola Evangélica da Comunidade de Castrolanda. Ao todo, 50 estudantes receberam a homenagem.

Sessão

Durante a sessão, os vereadores aprovaram, em segunda discussão, cinco projetos autorizando a abertura de crédito adicional para alterar o orçamento da Prefeitura e o projeto, de autoria do vereador Zé Nocera (MDB), que institui no calendário municipal o mês Agosto Dourado, dedicado à conscientização, esclarecimento e realização de campanhas referentes ao aleitamento materno.

Já em primeira discussão, foi aprovado o projeto, de autoria do vereador Neto Fadel (PTB), que dispõe sobre o Dia Municipal de Conscientização da Língua Brasileiro de Sinais (Libras) e outro, de autoria do vereador Jovenil Rodrigues de Freitas (Podemos), que dispõe sobre a fixação de tabela contendo os horários das linhas de transportes coletivos públicos.