Enfermeiros defendem mudança no plano de cargos

por claudiag — publicado 06/05/2021 15h41, última modificação 06/05/2021 15h41
Profissionais desejam que classe tenha categoria específica na legislação municipal

A prefeitura de Castro conta hoje com 40 enfermeiros em seu quadro de servidores. Representando esse grupo, a enfermeira Silvia Amorim Reisdorfer fez uso da tribuna durante a sessão ordinária realizada ontem, 05 de maio, na Câmara Municipal de Castro, para explicar aos vereadores a proposta de separação da categoria no plano de cargos, carreiras e salários vigente no município.

Silvia mencionou que a enfermagem é uma categoria profissional necessária e insubstituível, equipe de frente de qualquer serviço que preste assistência à saúde no âmbito público ou privado. “Vocês devem estar percebendo isso no atual momento que estamos vivendo, a pandemia Covid19”, relatou.

Ao final da explanação vários vereadores se pronunciaram. O presidente da Câmara, Neto Fadel (Patriota), agradeceu e parabenizou a classe pelo trabalho que desempenham. “Só hoje foram aplicadas 1300 vacinas, número expressivo principalmente diante do número de enfermeiros do município. Quero me colocar a disposição, colocar a Casa a disposição, e tenham certeza que entre os vereadores a proposta tem total apoio”, afirmou.A enfermeira citou que a solicitação justifica-se por diversos fatores, mas enfatizou o fato da descrição de atividades da categoria encontrar-se defasada no atual plano. “Nada mais justo que nos unamos para conquistar a separação da categoria do atual plano de cargos da prefeitura provendo essa classe com plano melhor fundamentado, atualizado e digno dessa categoria”, afirmou. Ainda na defesa do pedido, Silvia ressaltou que nenhum serviço de assistência à saúde pode funcionar sem a presença do profissional enfermeiro, que deve ser o responsável técnico da equipe de enfermagem e pode responder cível e criminalmente por qualquer ato negligente, imprudente ou de imperícia praticado por qualquer membro da equipe sob sua responsabilidade.

Joel Fadel (Patriota) elogiou a saúde de Castro. “Sou um admirador do trabalho de saúde, vocês batalham arduamente e desempenham o trabalho de forma brilhante”, disse Joel. “Infelizmente a pandemia mostrou o trabalho do enfermeiro, que assume responsabilidade muito grande. Vocês merecem esse benefício há muito tempo”, reforçou o vereador José Nocera (Patriota).

Para Guto Beck (PP) o reconhecimento deve ir além de aplausos e declarou apoio a proposta. Maurício Kusdra (PSB) enfatizou que a enfermagem é o coração e motor da saúde e que considera importante essa distinção no plano de cargos para que a classe tenha seus direitos assegurados especificamente. O Professor Jonathan (PSC), que antes de ser vereador defendeu direitos dos professores na tribuna da Câmara, assegurou que a distinção apresentará com mais clareza os direitos, deveres e atribuições.

Conforme a apresentação, a solicitação não trará ônus à Administração Pública tratando-se, excepcionalmente, de uma mudança na estrutura do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da Prefeitura Municipal de Castro, visando à instrumentalização da gestão da categoria. A prerrogativa de apresentação de projeto de lei sobre essa matéria é do Executivo Municipal.

Votações- Os parlamentares aprovaram após segunda discussão os projetos de lei nº 25 e 35/2021. O primeiro acrescenta dispositivos ao Programa de Piscicultura para a Agricultura Familiar, autorizando o fornecimento de alevinos e rações no início das atividades. Já o segundo projeto dispõe sobre a abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 79 mil para assegurar a abertura de processo licitatório para aquisição de computadores para o departamento de dívida ativa e de tablets para o setor de fiscalização da prefeitura municipal. As propostas seguem para sanção do prefeito Moacyr Fadel.