Idosos acompanham sessão da Câmara de Castro

por claudiag — publicado 15/09/2022 14h01, última modificação 15/09/2022 14h01
Munícipes estão participando de atividades relacionadas a cidadania

Cerca de 70 idosos que frequentam os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e de proteção social básica desenvolvido nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) da cidade e do interior acompanharam presencialmente a sessão ordinária desta quarta-feira, 14 de setembro, na Câmara Municipal de Castro.

Na tribuna, a coordenadora do serviço de convivência Terezinha da Fonseca, Vanessa Letícia Moreira, explicou que a visita faz parte das atividades do percurso que os idosos estão participando sob o tema “Cidadania que se renova aos 60”. Os percursos são a base do trabalho dos serviços de convivência, com encontros periódicos e temáticas levantadas a partir das demandas dos próprios idosos.

O tema cidadania foi sugerido pelo conselho municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e tem como objetivo despertar no idoso o processo de autonomia e protagonismo social, a fim de incentivar sua participação e valorizar a geração na construção da sociedade atual e futura. “Estimular as pessoas idosas a exercerem o direito ao voto é um dos objetivos de estarmos aqui”, mencionou Vanessa.

A coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Luiz King, Cleonice Aparecida Ferreira dos Santos, esclareceu que os idosos passam primeiramente pelos CRAS, para então serem encaminhados para os serviços de convivência. “Nesses serviços de convivência eles participam de atividades para fortalecer os vínculos com outros idosos, para fortalecer rede apoio, e para que os idosos não venham a ficar isolados sem acesso às políticas públicas”, disse.

Acompanhada de Diliane Santana Leal, orientadora social do CRAS Valdir Bueno Carneiro, a senhora Ruth Pedroso de Ávila Moreira aproveitou a oportunidade para apresentar algumas demandas do grupo de idosos do distrito e as entregou ao presidente. Dentre os pedidos estão espaço público destinado aos idosos, pista de caminhada com estabilidade, mesas de jogos com cobertura, ônibus com acessibilidade e posto da guarda municipal.

Em posse do documento, o presidente da Câmara, Neto Fadel (Patriota), assegurou que as demandas serão abordadas em requerimento a ser assinado por todos os vereadores. “Encaminharemos ao Executivo para verificar o que pode ser feito”, relatou Fadel. Os vereadores José Nocera (Patriota), Joel Fadel (Patriota), Guto Beck (PP) e Maurício Kusdra (PSB) comentaram sobre a participação. “É algo muito bonito o que está acontecendo na nossa Câmara hoje, o idoso hoje tem que participar”, falou Nocera.

Pintura de faixa- Nesta sessão o parlamentar Jovenil de Freitas (Podemos) apresentou indicação em que aponta a necessidade de pintura de faixa de estacionamento e de pedestres próximo a entrada do condomínio Vivace, na rua Jerônimo Cabral Pereira do Amaral. “Uma nova pintura proporcionará maior respeito quanto ao uso das vagas e garantirá um trânsito mais seguro”, assegura o vereador na proposição.

Matérias- Outras quatro indicações e seis requerimentos de autoria dos vereadores também passaram pelo plenário nesta quarta-feira e seguem para análise dos órgãos competentes. A pauta da sessão e todos as matérias podem ser conferidas no site da Câmara.