Neto Fadel é o novo presidente da Câmara

por Helcio — publicado 03/01/2021 22h25, última modificação 03/01/2021 22h40
Gestão da nova Mesa Executiva será durante o biênio 2021-2022; em sessão solene on-line, prefeito, vice e vereadores tomam posse (Foto: Thiago Terada)

O vereador Miguel Zahdi Neto (Patriota) é o novo presidente da Câmara Municipal de Castro. Junto com ele, também foram eleitos Joel Elias Fadel (Patriota), vice-presidente; Gerson Sutil (PSC), primeiro-secretário; e Joel Antonio de Souza, o Joel Zeca (PSC), segundo-secretário. A gestão da nova Mesa Executiva é para o biênio 2021-2022.

Antes da sessão extraordinária que elegeu a nova Mesa, realizada no final da manhã da última sexta-feira (1º), no Plenário, houve a sessão solene de posse do prefeito Moacyr Elias Fadel Junior (Patriota), que governará Castro pela quarta vez; do vice-prefeito Alvaro Telles (PSL); e dos atuais 13 vereadores – nove reeleitos e quatro eleitos (leia matéria AQUI). Os reeleitos são, além de Miguel Zahdi Neto, Joel Elias Fadel e Gerson Sutil, os vereadores José Otávio Nocera (Patriota), Jovenil Rodrigues de Freitas (Podemos), Luiz Cezar Canha Ferreira (DEM), Maurício Kusdra (PSB), Paulo Cesar de Farias (PSD) e Rafael Rabbers (PTC). Os novos vereadores são, além de Joel Antonio de Souza, os parlamentares Augusto de Camargo Iucksch Beck (PP), Jonathan Cesar Flores Barros (PSC) e Jonnathan de Souza Flugel (Podemos).

O vereador designado para presidir a sessão extraordinária (e também a solene), conforme o artigo 5º do Regimento Interno da Câmara, foi Joel Antonio de Souza, que iniciou a sessão pedindo para que Gerson Sutil ocupasse a Primeira-Secretaria e a Jonathan Cesar Flores Barros, a Segunda-Secretaria. Em seguida, declarou aberta a sessão, com base na Resolução 4/2020 (mas de forma presencial). “Conforme os artigos 5º e 6º e respectivos parágrafos, e também o artigo 7º, do Regimento Interno da Câmara, será realizada a eleição da Mesa Executiva para o biênio 2021-2022”, anunciou Joel, pedindo para que o primeiro-secretário fizesse a leitura do expediente.

Gerson Sutil leu o Ofício 01/2021, protocolado na Secretaria Legislativa às 11h48 do dia 1º. “Os vereadores que este subscrevem requerem, nos termos estabelecidos pelo artigo 6º, parágrafo 1º, do Regimento Interno desta Casa, o registro de chapa com o nome de ‘Kátiba Fadel’, abaixo-relacionada [...] para concorrer à eleição da Mesa Executiva da Câmara Municipal de Castro para o biênio 2021-2022. Conta com a seguinte composição: Miguel Zahdi Neto, presidente; Joel Elias Fadel, vice-presidente; Gerson Sutil, primeiro-secretário; [e] Joel Antonio de Souza, segundo-secretário”.

Na sequência, Joel pediu a Jonathan para que fizesse a chamada dos vereadores presentes. Seguiu-se a ordem do dia, na qual o presidente solicitou novamente a Gerson Sutil para que lesse a composição da chapa única inscrita para o pleito. Como ninguém se manifestou na discussão do ofício, Joel abriu para votação, com base na resolução 4/2020 e no artigo 161 do Regimento Interno – que prevê que, no caso dessa votação, o presidente também tem direito a voto. A chapa foi aprovada por 11 votos favoráveis e dois contrários (de Maurício Kusdra e Rafael Rabbers).

“Declaro empossados os eleitos e solicito que a chapa vencedora assuma os trabalhos, tendo como presidente o vereador Miguel Zahdi Neto e como primeiro e segundo secretários os vereadores Gerson Sutil e Joel Antonio de Souza”, disse Joel, citando, logo em seguida, o nome do novo vice-presidente, Joel Elias Fadel.

Ao assumir a Presidência, Miguel Zahdi Neto fez o seguinte pronunciamento: “Agradeço ao vereador Joel Antonio de Souza por ter dirigido a sessão até o presente momento. Agradeço, também, aos senhores vereadores que depositaram seu voto de confiança, não só em mim, como também nos demais vereadores que compõem a Mesa. Espero que possamos corresponder às expectativas com a missão que a Câmara Municipal de Castro tem, de garantir a fiscalização e controle das contas públicas do município. Gostaria de firmar o compromisso com os senhores, de dar o melhor de mim para nossa cidade e para a Câmara Municipal. Tenho alguns agradecimentos a fazer, também. Gostaria de agradecer à procuradora [jurídica] Patrícia [Selmer]. Tenho a certeza, e me sinto muito confortável, de estar assumindo este cargo pela competência do nosso Jurídico dentro desta Casa. Gostaria de agradecer aos servidores que estão aqui trabalhando, hoje, nos apoiando como sempre. À Guarda Municipal, que a Prefeitura disponibilizou para estar fazendo a segurança. E não poderia deixar de agradecer à minha esposa, Amanda, meus filhos, Mahara e Raj, que sempre estão do meu lado nas horas boas e nas horas ruins. E a você, [prefeito] Moacyr [Elias Fadel Junior, Patriota], você é minha inspiração. A maneira que você conduz as coisas e o carinho que você tem pela nossa população, pela nossa cidade, me faz ter a certeza [de] que estou no caminho certo e ter a vontade de, dia a dia, dar o melhor de mim da mesma forma que sei que você faz. Gostaria de, embora alguns já rejeitaram a chapa, dizer a vocês, vereadores, que eu desejo que tenhamos uma gestão unida com todos, porque acredito que fomos escolhidos para sermos os representantes e tenho certeza que, trabalhando unidos, seremos mais fortes. Desejo a vocês, a todos os cidadãos da nossa querida cidade, desejo um ano muito abençoado, com muita esperança, com muita paz e muita saúde. Muito obrigado a todos vocês”.

Em seguida, Neto deixou livre o uso da palavra por cinco minutos.

“Quero, mais uma vez, parabenizar essa Mesa, agora composta”, disse Jonathan Barros. “Quero desejar a todos, principalmente ao senhor [Miguel Zahdi Neto] muito sucesso nesses dois anos, muita calma, muita tranquilidade, manifestar novamente o meu apoio desde o início ao Moacyr, a vocês e dizer que nós contamos muito, também, com o apoio dessa Mesa para que a gente possa realizar os desejos que nos colocaram aqui”, continuou. “A comunidade espera muito de nós, [e] eu acredito que o senhor em especial vai fazer um trabalho muito digno”, concluiu.

“Muito embora não tenha votado na chapa, quero desejar que tenha um bom mandato”, afirmou Maurício Kusdra. “Democracia é isso. Eu acredito que cada um tem seus posicionamentos, cada um tem a sua linha a seguir. Eu tenho algumas coisas que eu não concordo. Eu nunca escondo os meus posicionamentos. Os vereadores novos vão ver que é necessário se posicionar muitas vezes, mas nós temos que garantir a democracia, nesta Câmara, e respeitar a eleição do vereador presidente Neto Zahdi”, complementou.

“[Quero] desejar a você, Neto, que faça um mandato brilhante e tenho certeza de que as nossas expectativas sejam supridas pelo seu trabalho”, disse Joel Elias Fadel. “E a inspiração no tio [Moacyr Fadel] é muito verdadeira. Ele é, realmente, um político diferenciado pela maneira que trata a população, o carinho que recebe do povo. É uma escola a ser seguida”, completou, desejando aos novos vereadores “que desempenhem a função com brilhantismo, inteligência, que Deus lhes deu”. “Eu já disse isso algumas ao Moacyr: o poder só serve para servir. Se você usar o poder em qualquer outra finalidade, você está em disfunção. Então, vamos fazer um mandato que satisfaça as necessidades da população, com dignidade e respeito à nossa população”, afirmou.

Ao final da sessão, Miguel Zahdi Neto agradeceu a presença e a colaboração dos vereadores e servidores e convocou os parlamentares para a sessão ordinária do dia 8 de fevereiro próximo – a primeira de 2021.

***

Nome da chapa vencedora ‘Kátiba Fadel’ é homenagem à mãe de Miguel Zahdi Neto

O nome da chapa única que concorreu à Mesa Executiva da Câmara Municipal de Castro, na manhã do último dia 1º, é uma homenagem à mãe do vereador Miguel Zahdi Neto (Patriota), Kátiba Fadel, que faleceu em abril de 2017.

Irmã do prefeito Moacyr Elias Fadel Junior (Patriota), Kátiba ocupou os cargos de superintendente de Desenvolvimento Social, secretária municipal da Criança e Desenvolvimento Social e secretária municipal de Transportes, no período de 2009 a 2012. Nascida em Castro, Kátiba era formada em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).