Requerimentos demonstram trabalho dos vereadores nos bairros e interior

por claudiag — publicado 18/03/2021 13h51, última modificação 18/03/2021 13h51
Em menos de três meses vereadores apresentam 80 proposições

Desde o início do ano legislativo, os vereadores da Câmara Municipal de Castro têm apresentado em plenário diversos requerimentos a serem encaminhados ao prefeito municipal, secretários ou autoridades competentes. Até agora, menos de três meses de gestão, já foram protocoladas 80 proposições dessa natureza.

Na sessão realizada na tarde desta quarta-feira, 17 de março, os parlamentares aprovaram após votação única 10 requerimentos. O vereador Joel Fadel (Patriota), autor de dois documentos, pergunta ao executivo sobre a possibilidade de implantar um Centro de Reabilitação para Dependentes Químicos ou celebrar termo de cooperação com entidade que realize esse trabalho. Fadel ainda indaga quanto a viabilidade do transporte público ser municipalizado, para oferecer transporte gratuito ou com tarifa reduzida aos munícipes.

Paulo Farias (PSD), apresentou voto de pesar pelo falecimento do empresário Dionísio Bertolini e pede informações ao secretário municipal de obras, serviços públicos e meio ambiente sobre a finalização da troca dos tachões por asfaltamento no final da Rua do Rosário. Já Rafael Rabbers (PTC) requer voto de apoio à luta por melhorias na segurança pública no Estado do Paraná e valorização dos agentes de segurança pública, civis e militares e pleiteia esclarecimentos referentes à revogação de concessões de sepulturas no Cemitério Municipal.

Os vereadores Guto Beck (PP), Jhonnathan Flugel (Podemos), José Nocera (Patriota) e Cezar do Povo (DEM) também são autores de proposições aprovadas no encontro. O tema dos pedidos de informação dizem respeito, respectivamente, a substituição de lombada por redutor de velocidade eletrônico na altura do número 1051 na Avenida Dr. Ronie Cardoso, a falta de água nos bairros Vila Rosário e Jardim Novo Horizonte, a continuação do projeto “Natureza Feliz, Povo Feliz” e instalação de poço artesiano na comunidade do Passo dos Bois.

Para o presidente da Câmara, Neto Fadel (Patriota), os trabalhos dos parlamentares está fluindo muito bem, com os vereadores apresentando requerimentos e indicações sobre os mais diversos assuntos e que representam anseios da população urbana e rural. “Pela diversidade dos assuntos abordados desde o início do ano, podemos verificar que os vereadores estão circulando nos bairros e no interior. Esse é nosso trabalho, representar a comunidade e levar seus questionamentos aos órgãos competentes”, menciona Neto.

A listagem completa de todos os requerimentos e indicações apresentados pelos vereadores em 2021 ou em anos anteriores, pode ser acessada no site da Câmara (www.castro.pr.leg.br) no link Sistema de Apoio-SAPL localizado na lateral esquerda da tela, e depois escolher nos menus o tipo de proposição e ano.

Projetos- Além dos requerimentos, o plenário da Câmara aprovou por unanimidade seis projetos de lei. Três deles autorizam o Executivo Municipal a abrir créditos adicionais especiais. Segundo as justificativas anexadas, os créditos serão utilizados para custear despesas da construção do novo terminal rodoviário municipal e com o sistema de drenagem de águas pluviais na Rua Santos Dumont e nos Bairros Poço Grande, Padre Piva e Distrito do Socavão.

Os projetos 07 e 08/21,tratam da autorização para que o município realize a doação de bens móveis inservíveis para a Cruz Vermelha e de 21 armas para a Guarda Municipal de Ponta Grossa, isso porque o município de Castro adquiriu armamento novo e não pode ter número de armas superior ao efetivo de guardas municipais.

O último projeto refere-se aos valores da Tabela Unificada do SUS que são suplementados pela prefeitura para as empresas credenciadas. O documento autoriza o executivo a reajustá-los, visto que, conforme ofício da Cruz Vermelha Brasileira, os valores pagos atualmente não são suficientes para cobrir os custos e manter os serviços.