Saúde presta contas do 2° quadrimestre de 2023

por Salem Testa publicado 28/09/2023 14h55, última modificação 28/09/2023 14h55
Secretária Maria Lídia apresentou relação de receitas e despesas da pasta, assim como as atividades desenvolvidas.

O vereador Professor Jonathan (PSC), presidente da comissão permanente de Saúde e Assistência Social e o parlamentar Maurício Kusdra componente da comissão, conduziram na tarde de ontem, 27 de Setembro, às 14h30, a audiência pública de avaliação do cumprimento do plano municipal de saúde referente ao 2º quadrimestre de 2023.

Os dados foram apresentados pela Secretária de Saúde, Maria Lídia Kravutschke. Lídia apresentou os números referentes a maio a agosto deste ano, conforme cada fonte de recursos. Neste período, foram pagos pouco mais de R$ 27.758 milhões, sendo 98,77% em despesas correntes e 1,23% de despesas de capital.

O orçamento fiscal do Executivo para o exercício de 2023 que foi aprovado pela Lei nº 3972/2022 – LOA/2023 estimou a receita em R$ 345 milhões, onde deste montante fixou a despesa para Secretaria Municipal da Saúde, através da Lei, um total de R$ 83 milhões, correspondendo a 24,30% do total orçamentário do município.

Lídia apresentou as atividades que foram desenvolvidas pela secretaria, assim como treinamentos e capacitações de profissionais da saúde e os mutirões em parceria com o CIM Saúde, visitas técnica, atividades desenvolvidas pelo CAPS e as Campanhas de Imunização, Ações de Combate à Dengue entre outras ações e os atendimentos da Ouvidoria da Saúde, sendo 116 solicitações abertas entre reclamações, denúncias, elogios e manifestações.