Informações sobre a construção do Parque Lacustre

por Salem Testa última modificação 30/04/2024 15h26

À Ouvidoria da Câmara Municipal de Castro Tem causado muito incômodo aos moradores da região central e entornos do Parque Lacustre o excessivo número de carros e motos que, quer em razão de músicas excessivamente altas, quer em razão de veículos barulhentos, tem gerando imensa poluição sonora. De dia, de noite, de madrugada, em qualquer dia da semana, motocicletas e alguns carros em situação modificados para produzir barulhos e carros com sistemas de som que mais parecem o de um trio-elétrico tem desrespeitado as normas de trânsito e a lei de perturbação do sossego. A lei estabelece que conduzir veículo "com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante" é infração de trânsito grave. Mas, em especial à noite, há motocicletas que produzem barulho por cem! Impunemente. Além disso, os carros que passam com o som explodindo em razão dos potentes equipamentos que costumam usar, continuam incomodando mesmo quando já estão longe, há um ou dois quilômetros, sobretudo aqueles que utilizam potentes subwoofers, alto-falantes que geram sons graves, repetitivos e irritantes (as vezes chamado de "bate-estaca"), que são ondas sonoras de baixa frequência que propagam muito longe, atravessando paredes e janelas mesmo a grandes distâncias. O barulho que eles causam, segundo o comentário de um amigo, parece entrar na cabeça e fazer o cérebro ficar trepidando lá dentro. Estamos sendo OBRIGADOS a passar muitas madrugadas acordados por conta de jovens que não tem o menor respeito pelo restante da população e passam madrugadas com música alta. Além disso, muitos fins de semana são estragados por carros que passam horas e horas no Parque Lacustre obrigando todos a ouvir suas músicas repetitivas e cheias de vulgaridade. E não se pode argumentar que durante o dia isso é permitido, porque não é. Sobre isso, assim expressou a tenente Caroline Félix, coordenadora operacional das equipes da Ação Integrada de Fiscalização Urbana, citada pela Agência Estadual de Notícias, do Governo do Paraná: "Não existe situação de que perturbação do sossego se configura só a partir das 22 horas. Muito pelo contrário, não tem hora e nem lugar." "Qualquer pessoa que se sinta incomodada com o som alto ou com gritarias pode acionar a Polícia Militar para que a ocorrência seja atendida. E o som tem sido incômodo para muitos." Desta forma, venho solicitar ações efetivas das autoridades municipais para resolver esse problema. O barulho tem atrapalhado quem está em sua casa tentando trabalhar, estudar ou simplesmente aproveitar de suas horas de descanso. Afeta crianças, adolescentes, adultos e idosos, por igual. Não pode continuar como está. Pedimos o cumprimento das leis. Atenciosamente

: 29/04/2024 19h19
: Solicitação
: Ouvidoria
: 20240429191910
: Resolvida

Respostas

1

: 30/04/2024 12h58
: Tramitando

Olá tudo bem?

Iremos encaminhar a sua solicitação a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Segurança Pública por meio de um requerimento e/ou indicação.

Você pode também fazer o pedido no site da Prefeitura Municipal de Castro ou através do contato (42) 2122-5199, segue o link do site: https://castro.atende.net/[…]/1.

Obrigada pelo seu contato com a Câmara Municipal de Castro.

2

: 30/04/2024 15h26
: Resolvida

Sua denúncia foi encaminhada ao Secretário de Segurança Pública através de um ofício realizado pelo vereador Jhonnthan Flugel.

Obrigada pelo seu contato com a Câmara Municipal de Castro.

Arquivos anexados

Esta solicitação ainda não contém nenhum arquivo anexado.

Ações do documento